A queda de 1,56% nas cotações da soja em Chicago e a ausência da China para compras no Brasil suplantaram a alta de 0,61% do dólar no Brasil. Com isto a pesquisa Cepea sobre os preços médios pagos nos portos do Sul ou seus equivalente nos demais portos do país registrou avanço de 1,16% para R$ 115,27 contra R$ 113,95 do dia anterior, aumentando o acumulado de maio para 11,29%.

No interior, os preços médios avançaram 0,69% para R$ 106,61, contra R$ 105,88 do dia anterior, elevando o acumulado do mês para 10,04%.

No Rio Grande do Sul, as indústrias jogaram a toalha por não terem condição de competir com a exportação

Os preços subiram mais um real/saca para R$ 115,00, contra R$ 114,00 do dia anterior, sobre rodas no porto de Rio Grande, para maio. Para junho, o preço subiu mais um real/saca, para R$ 116,00. No interior os preços de lotes no disponível estes preços subiram 2 reais/saca para R$110,50 em Cruz Alta e um real e meio para R$ 110,00 em Ijuí e Passo Fundo, mas as indústrias continuam não tendo condição de competir com os preços de exportação na soja.

No Paraná os preços recuaram entre 3 e 5 reais/saca nesta quarta-feira

Os preços de balcão, pagos aos agricultores, 3 reais/saca para R$ 97,00 em Ponta Grossa, nesta terça-feira. No mercado de lotes, também recuaram 2 reais/saca para R$ 110,00 para entrega pagamento em junho. No porto o preço permaneceu inalterado em R$ 116 para entrega em junho e pagamento em meados de julho, R$ 118 no porto para entrega em julho e pagamento meados de agosto. Para entrega durante e pagamento no fim de abril de 2021 a indicação permaneceu em R$ 105,00 comprador.

RELATÓRIO DA CHINA: Prêmios sobem em mais compras dos EUA, real mais fraco

Mais rumores de trituradores estatais chineses comprando soja dos EUA impulsionaram os prêmios da soja americana CIF China 5-7 c/bu mais alto no dia, enquanto os prêmios para a soja brasileira também seguiram para o lado positivo em meio a um real ligeiramente mais forte.

As ofertas para o embarque de soja dos EUA para outubro fora do Golfo foram indicadas em torno de 183-185 c/bu ao longo dos futuros de novembro em uma base CIF versus soja brasileira para a mesma janela a 180 c/bu ao longo dos futuros de novembro.

As ofertas para o embarque de grãos brasileiros de setembro ficaram em 163 c/bu ao longo de novembro futuros versus ofertas vistas em 172 c/bu ao longo dos futuros de novembro. Em meio a muita verificação de preços para a nova safra brasileira de 2021, as ofertas para o embarque de fevereiro foram indicadas em 110 c/bu sobre os futuros de março contra a oferta mais competitiva ouvida em 120 c/bu em relação aos futuros de março.



O indicador APM-6 CIF China para embarque de junho foi avaliado em 4 c/bu mais alto em 140 c/bu em relação aos futuros de julho, o que equivale a US$ 365,50/t, um aumento de US$ 1,75/t em relação à avaliação anterior. Entre seis a sete cargas de soja dos EUA foram contratadas por trituradores chineses estatais para embarque entre setembro e outubro deste ano, tanto do Golfo dos EUA quanto do Noroeste do Pacífico.

No Brasil, um embarque de agosto de 2020 houve negócios a 154 c/bu em relação aos futuros de agosto. Na quarta-feira, os futuros domésticos chineses fecharam mistos com o enfraquecimento da soja em todo o quadro, mas o óleo de soja subiu. Os contratos futuros de farelo de soja mais líquidos em Dalian fecharam em baixa de 0,7% em CNY2.727/t (US$ 384,63/t), enquanto o contrato de óleo de soja mais ativo saltou 1%, para CNY5.392/t (US$ 760,51/t) em 1500 horário de Pequim.

Os prêmios de Origem nos portos brasileiros permaneceram inalterados nesta quarta-feira. No mercado de Paper de Paranaguá houve negócios para Fevereiro2021 a +38 e +40H, Março a 23H e Abril/Maio a +18 e +20K. Os prêmios da soja brasileira no mercado CIF portos chineses mantiveram os recuos do dia anterior.

Fonte: T&F Agroeconômica

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