InícioDestaqueSoja: Colheita avança e chega 38% da área cultivada no Brasil

Soja: Colheita avança e chega 38% da área cultivada no Brasil

Colheita já alcança 38% da área total.

Em MT, as precipitações frequentes não têm prejudicado a evolução da colheita. No PR,  avançou-se a colheita. No RS, as precipitações, embora em volumes baixos,  favoreceram a recuperação das lavouras que estavam sob deficit hídrico.

Em MS, o clima mais seco antecipou o ciclo e permitiu que a colheita avançasse com rapidez. Em MG, a chuva reduziu a velocidade de colheita. As lavouras colhidas foram as impactadas com o clima adverso. Na BA, as lavouras estão com bom desenvolvimento. A colheita das lavouras irrigadas segue lentamente.

Em SP, a colheita está em andamento e registra-se variação nas produtividades. No TO, as chuvas abrangentes influenciaram no ritmo da colheita. No MA, as lavouras da região Leste estão praticamente colhidas, contudo, na região Sul, as chuvas frenam o avanço da colheita.

No PI, as lavouras estão em bom desenvolvimento, com a maior parte em enchimento de grãos. No PA, a colheita está em andamento e, no geral, as lavouras estão em boas condições.

Previsão Agrometeorológica* (26/02/2024 a 04/03/2024)
Norte-Nordeste:

São previstas chuvas com volumes maiores que 50 mm em praticamente toda a região Norte, principalmente, em áreas do AM, PA, RO e Sul de RR. No Centro-Norte da região Nordeste, são previstas pancadas de chuva localmente fortes, com maior intensidade em áreas do MA, PI, CE, RN, PE e PB, onde não se descartam volumes superiores a 100 mm. No Matopiba, a umidade no solo continuará beneficiando o desenvolvimento das lavouras.

Centro-Oeste:

Há previsão de chuva em forma de pancadas, com acumulados maiores que 40 mm, principalmente em áreas de GO e MT. Nas demais áreas, há previsão de chuva com menores acumulados. A umidade no solo continuará favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra.

Sudeste:

Pancadas de chuva, com acumulados maiores que 40 mm, são previstas principalmente em áreas de MG. Nas demais áreas, há previsão de chuva com menores volumes. No geral, as condições de umidade se manterão favoráveis para os cultivos de primeira safra, bem como para a granação dos frutos de café e o crescimento da cana-de-açúcar.

Sul:

A semana começa com pancadas de chuva em áreas do RS, podendo ultrapassar 80 mm. Nas demais áreas, são previstos acumulados abaixo de 50 mm. A umidade disponível no solo deverá se elevar e manter as condições favoráveis ao manejo e desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safras na maior parte da região.

Fonte: CONAB



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares