InícioDestaqueSoja encerrou a semana em baixa com perspectiva de aumento de safra...

Soja encerrou a semana em baixa com perspectiva de aumento de safra nos EUA

FECHAMENTOS DO DIA 09/08

O contrato de soja para agosto24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 1,81%, ou $ 18,25 cents/bushel a $ 1028,00; A cotação de setembro24, fechou em baixa de -0,48 % ou $ -4,75 cents/bushel a $ 988,75. O contrato de farelo de soja para setembro fechou em baixa de -2,44 % ou $ -7,8 ton curta a $ 311,7 e o contrato de óleo de soja para setembro fechou em alta de 0,59 % ou $ 0,59/libra-peso a $ 42,42.

ANÁLISE DA BAIXA

A soja negociada em Chicago fechou o dia e a semana em baixa. A expectativa geral do mercado de um aumento nos rendimentos e no volume final da safra de soja, no relatório WASDE que o USDA apresentará nesta segunda, atropelaram qualquer notícia positiva do dia. A oleaginosa que chegou a apresentar alguma reação ao longo do dia, com vendas avulsas e previsão de clima seco nos próximos dias, mas não resistiu à pressão da boa safra e emendou a quarta queda consecutiva e mais uma semana em baixa.

As perdas não foram maiores pelo anúncio de duas vendas extras, uma de 132 mil toneladas para a China e outra de 212 mil toneladas para destino desconhecido. Com isso a soja fechou o acumulado da semana em baixa de -2,87% ou $ -29,25 cents/bushel. O farelo de soja fechou em queda de -6,59% ou $ -22,00 ton curta. O óleo de soja subiu 1,78% ou $ 0,74 libra/peso no período.

Análise semanal da tendência de preços
Fatores de alta
Greve na Argentina

a medida de força que põe em xeque as exportações de grãos continuará por mais 24 horas. A greve dos sindicatos petrolíferos no setor agro-exportador começa a ter um forte impacto num sector-chave da economia que gera moeda estrangeira. Nesta quinta-feira, apenas 396 caminhões entraram nos terminais portuários de Gran Rosario, uma queda de 85%, onde a média da semana passada, quando não houve conflito, foi de 2.600 veículos.

A greve ordenada pelo Sindicato dos Produtores de Petróleo de San Lorenzo (SOEA) e pela Federação dos Trabalhadores desse setor durou 72 horas e, até agora, os dois partidos permanecem firmes. Na noite de quinta-feira, os sindicatos decidiram prolongar a greve, que esta sexta-feira marcará o quarto dia. Os sindicatos exigem um aumento de 25%, proposta que as empresas se recusam a pagar. No meio está o Imposto de Renda, que foi o que desencadeou o conflito, porque os salários recebidos pelos trabalhadores do setor sofrerão descontos devido a esse imposto e eles buscam compensação junto às empresas.

Fatores de baixa

Bom estado das culturas nos EUA, com chance de o USDA aumentar os rendimentos e a produção no relatório desta segunda-feira. A média das estimativas privadas situou o rendimento médio e a colheita de soja nos EUA em 3531 kg por hectare e em 121,63 milhões de toneladas, acima dos 3497 kg e dos 120,70 milhões projetados em julho, respectivamente. Além disso, as empresas privadas preveem uma área que atingirá a colheita em 34,44 milhões de hectares, ante os 34,52 milhões estimados pelo USDA no mês passado;

Queda do dólar e de Chicago fez os preços no Brasil recuarem 2% no dia, 2,88% na semana e 1,56% no mês, além de 5,23% em relação ao final de 2023. No complexo, o óleo puxa o preço para cima, mas o farelo faz pressão contrária, porque não tem a mesma demanda (é preciso buscá-la!).

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares