Por T&F agroeconômica

FECHAMENTOS DO DIA 07/02: O contrato de soja para março24, a próxima data negociada nos EUA, fechou em baixa de -0,88%, ou $ -10,50 cents/bushel a $ 1189,00. A cotação de maio24, referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -0,89 % ou $ -10,75 cents/bushel a $ 1197,50. O contrato de farelo de soja para março fechou em baixa de -2,12 % ou $ -7,6 ton curta a $ 351,2 e o contrato de óleo de soja para março fechou em alta de 1,78 % ou $ 0,82/libra-peso a $ 46,76.

ANÁLISE DA BAIXA: A soja negociada em Chicago fechou em baixa nesta quarta-feira. A previsão de chuvas em regiões de cultivo da Argentina. “O potencial de uma safra robusta no país está ofuscando as preocupações com uma quebra de safra no Brasil por enquanto”, disse Doug Bergman, da RCM Alternatives.

O desempenho do farelo de soja, que caiu mais de 2%, também pressionou as cotações. O derivado, por sua vez, recuou com especulações de que o volume de soja esmagado na Argentina em dezembro e janeiro teria ficado acima do esperado. O país é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de farelo. A chegada da soja brasileira ao mercado de exportação tem atraído o interesse da China e isso também pesou sobre os contratos. Além disso, a expectativa é de que compradores chineses se mantenham fora do mercado na próxima semana devido ao feriado do ano novo lunar. “A influência negativa adicional sobre a soja é a demanda, que está horrível”, disse Brian Pullam, da Linn & Associates, acrescentando que o feriado na China não vai ajudar a melhorar a situação.

O mercado segue ajustando posições antes do relatório sobre oferta e demanda do USDA, que será divulgado no mesmo dia de relatórios da Conab e da Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

NOTÍCIAS IMPORTANTES

BRASIL/ANEC: BRASIL DEVE EXPORTAR 7,3 MILHÕES DE T DE SOJA EM FEVEREIRO: O Brasil deve exportar 7,3 milhões de toneladas de soja em fevereiro, disse a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) em boletim semanal. Em janeiro, os embarques da oleaginosa somaram 2,33 milhões de toneladas. Em fevereiro do ano passado, o Brasil exportou 7,55 milhões de toneladas, de acordo com os dados da Anec.

As exportações de farelo de soja devem somar 1,75 milhão de toneladas, pouco abaixo do volume embarcado em janeiro, de 1,76 milhão de toneladas. Em fevereiro do ano passado, os embarques totalizaram 1,28 milhão de toneladas.

Na semana entre 28 de janeiro 3 de fevereiro, foram exportadas 1,17 milhão de toneladas de soja e 373,78 mil toneladas de farelo. A previsão para a semana de 4 a 10 de fevereiro, baseada no line-up dos portos, é de que os embarques de soja atinjam 2,37 milhões de toneladas e os de farelo, 618 mil toneladas.

EUA-EXPORTAÇÕES ATINGIRAM A MÍNIMA DE 5 ANOS; FARELO FOI RECORDE: Os dados do Censo Mensal apontaram as exportações de soja em 4,82 MT em dezembro. Esse foi o mínimo de 5 anos para o mês e o mínimo de 3 meses para a temporada. As exportações totais de soja da temporada ficaram em 24,23MT até dezembro. Os embarques mensais de farelo de soja foram um recorde histórico, com 1,45 MT embarcados em dezembro de 2023.

Isso superou o recorde anterior de 1,33 MT estabelecido em novembro do mês anterior. As exportações de farelo de Outubro também registaram um respectivo recorde para o mês, fixando o total da época em 3,97 MMT. O censo teve 5,7 mil toneladas de remessas de óleo de soja em dezembro.

BRASIL JÁ COLHEU 16% DA SOJA: A Ag Rural estimou que a colheita de soja brasileira de 23/24 foi concluída em 16% até 1º de fevereiro. Isso representa um aumento em relação aos 11% da semana anterior e se compara aos 9% do ano passado.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.