FECHAMENTOS DO DIA 15/07

O contrato de soja para agosto24, referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -2,44 %, ou $ -27,00 cents/bushel a $ 1078,00; A cotação de setembro24, fechou em baixa de -2,34 % ou $ -24,75 cents/bushel a $ 1033,75. O contrato de farelo de soja para agosto fechou em baixa de -1,48 % ou $ -5,0 ton curta a $333,8 e o contrato de óleo de soja para agosto fechou em baixa de -0,49 % ou $ -0,23/libra-peso a $ 46,42.

ANÁLISE DA BAIXA

A soja negociada em Chicago fechou em baixa nesta segunda-feira. O bom andamento da safra americana, com bom volume de chuvas, tanto registrados como previstos, sobre o cinturão da soja/milho, a cotação da oleaginosa voltou a patamares de 4 anos atrás. Todas os meses cotados na CBOT fecharam abaixo de US$11 o bushel.

O esmagamento nos EUA e as inspeções para embarques abaixo da semana anterior e da expectativa do mercado, também pressionaram os preços da oleaginosa. O mercado também fez a leitura que, com o atentado ao ex Presidente Trump este final de semana, aumentaram as chances de sua eleição e com isso a volta de políticas mais protecionistas, que levaram a guerra comercial com a China durante o seu primeiro mandato.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
EUA-ATENTADO SERIA BAIXISTA

Um fundamento baixista que se somou ao já atingido nível dos preços dos grãos foi a tentativa de assassinato ocorrida no sábado nos Estados Unidos contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dado que o mercado especula que este evento favorecerá suas chances nas eleições de Novembro. E com ele na Casa Branca, muitos acreditam que poderá ocorrer uma nova versão da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

EUA-ESMAGAMENTO MENOR

Hoje a Associação Nacional de Processadores de Oleaginosas dos Estados Unidos informou que a moagem de soja em junho foi de 4,78 milhões de toneladas, abaixo dos 4,84 milhões esperados em média pelas operadoras e dos 5 milhões de maio, mas acima dos 4,49 milhões do mesmo mês de 2023.

EUA-EXPORTAÇÕES MENORES

Em seu relatório semanal de fiscalização dos embarques dos Estados Unidos, desta vez para o segmento de 5 a 11 de julho, o USDA informou hoje embarques de soja de 168.593 toneladas, abaixo das 294.209 toneladas do relatório anterior e da faixa esperada pelas empresas privadas, que foi de 200.000 a 400.000 toneladas.

EUA-SITUAÇÃO DAS LAVOURAS DE SOJA

O USDA informou no final da tarde dessa segunda-feira que a soja florescendo está em 51%, ante 34% da semana passada, 51% no ano passado e acima dos 44% na média histórica. Além disso, 18% já apresentam vagens, ante 9% da semana passada, 17% do ano anterior e 12% da média histórica.

Quantos as condições das lavouras dos 18 estados listados houve uma manutenção no quadro geral. A soja manteve em 8% as condições pobres ou muito pobres, ante 15% do mesmo período do ano passado. Manteve em 24% em condições razoáveis, como na semana passada e 32% do ano anterior. Já a soja em boas ou excelentes condições está em 68%, como na semana passada e acima dos 55% do ano passado.

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.