Em vídeo publicado no canal do professor Marcelo Gripa Madalosso da URI/Santiago e Santo Ângelo, confira o que é necessário saber para a realização da última aplicação na cultura da soja.
Produtores que acreditaram ter “economizado” a última aplicação de fungicidas, se encontram hoje com lavouras com alta severidade de ferrugem asiática. Nesta situação, não há o que se fazer em relação ao controle, pois a maioria das lavouras já se encontra em final de ciclo.
Durante esta safra tivemos duas crenças, extremamente importantes para a falta de controle de Phakopsora pachyrhizi, [1] ferrugem não causa mais dano, após determinada fase da cultura, [2] posso esperar para controlar.
Com as lavouras em enchimento de grão, e com a doença fortemente instalada, estes grãos tendem a perder peso e, consequentemente, teremos perdas de rendimento e de retorno financeiro.
Sendo assim, nesse momento NÃO VALE A PENA a aplicação, pois esta induz a desfolha completa (principalmente o uso de triazóis), reduzindo ainda mais o ciclo.
Lembrete para o futuro: Precisamos acompanhar o processo da epidemia!
Confira no vídeo o que o professor Marcelo tem a nos dizer.