A nova soja Intacta foi lançada no início do mês de junho e trouxe uma série de novidades que contribuem com o manejo da cultura, apresentando novos benefícios para os produtores. A soja Intacta 2 Xtend é a terceira geração de biotecnologias desenvolvidas pela Bayer, sendo a primeira delas a soja Roundup Ready® (RR), seguida pela Intacta RR2 PRO®.
A primeira geração, lançada em 1998, apresentava resistência ao herbicida glifosato, fato que permitiu na época, o controle de uma diversidade de plantas daninhas presentes no cultivo. Já a segunda geração, disponibilizada no ano de 2013, trouxe a mesma tecnologia lançada anteriormente e foi incrementada com a resistência à quatro principais lagartas da cultura, lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens), broca-das-axilas (Crocidosema aporema) e lagarta-das-maçãs (Chloridea virescens). Este resultado foi alcançado por meio da inserção de uma proteína Bt (Bacillus thuringiensis – Cry1Ac), que agora passava a fazer parte do pacote tecnológico.
Modo de ação da soja Bt. a) Lagarta se alimenta da folha de soja; b) Proteínas Cry, produzidas pelas bactérias Bt são ingeridas e após ativadas, atuam no intestino médio; c) Infecção generalizada e morte do inseto. Fonte: Araunah Agro.
Diferenciais da soja Intacta 2 Xtend
A solução desenvolvida para esta nova geração é um conjunto de tecnologias que incrementa as gerações anteriores e aumenta a proteção da cultivar. Agora são seis lagartas que a soja apresenta resistência, onde por meio da adição de mais duas proteínas Bt, Cry1A.105 e Cry2Ab2, as lagartas Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides passaram a ser abrangidas pela proteção apresentada pela tecnologia.
Fonte: Plataforma Intacta2 Xtend®
Além disso, como forma complementar a ação do glifosato, a soja Intacta passa a ser tolerante ao herbicida dicamba. Esta molécula demonstra eficiente controle de plantas daninhas de folhas largas e possibilita que o produtor realize o uso associado dos dois ingredientes ativos, glifosato e dicamba, ampliando a abrangência de plantas espontâneas a serem controladas na lavoura.
Existe um significativo problema de resistência de plantas daninhas a herbicidas em áreas de soja. Por conta disso, a adição de uma nova ferramenta de controle como o dicamba, que age sobre espécies invasoras como buva, caruru, corda-de-viola e picão preto, torna este herbicida uma possibilidade de redução da competição na lavoura entre plantas indesejadas e a soja.
Lavoura de soja com incidência de plantas resistentes.
Cultivares exclusivas para plantio de refúgio e Programa de Capacitação i2x Lab
O refúgio complementa o conjunto de novidades apresentadas, onde nesta nova biotecnologia, foram desenvolvidas cultivares exclusivamente para este fim, que são as cultivares i2x e Xtend Refúgio.
É de fundamental importância o plantio do refúgio na área indicada para cada lavoura, uma vez que esta prática de manejo, aliada as demais estratégias, contribuem com a preservação da longevidade da tecnologia e de seus benefícios para a cultura.
Leia +: Como funcionam os inseticidas à base de Bt e baculovírus?
Bacillus thurigiensis um microrganismo para muitas tecnologias
Por fim, a última ferramenta apresentada pelo pacote tecnológico é o Programa de Capacitação i2x Lab (Clique aqui para acessar), que tem como objetivo capacitar todas as pessoas envolvidas no processo produtivo da soja Intacta. Através de uma plataforma online, especialistas da área foram reunidos para repassar conhecimento aos produtores e demais envolvidos no setor produtivo. O acesso ao conteúdo está disponível na plataforma i2x Lab aos que desejam realizar o treinamento.
Conclusão
Você viu no artigo de hoje que a Intacta2 Xtend trouxe soluções exclusivas para os sojicultores, e esta promete avanços na resolução de problemas da cultura com lagartas e plantas daninhas resistentes.
Na safra 2021/22, os produtores já poderão fazer uso da biotecnologia que agora tem proteção contra mais duas espécies de lagartas, Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides e tolerância ao herbicida dicamba.
Além disso, também terão disponibilidade de cultivares exclusivas para o plantio de refúgio, i2x e Xtend Refúgio.
Autor: Por: Mariana Rosa da Silva
Sobre o Autor: Mariana Rosa da Silva, mestranda em Entomologia pela ESALQ/USP. Engenheira Agrônoma pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.