FECHAMENTOS DO DIA 03/07

O contrato de soja para julho24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,99%, ou $ 11,50 cents/bushel a $ 1176,50; A cotação de setembro24, fechou em alta de 0,65 % ou $ 7,50 cents/bushel a $ 1157,75. O contrato de farelo de soja para agosto fechou em baixa de -0,06 % ou $ -0,3 ton curta a $ 350,1 e o contrato de óleo de soja para agosto fechou em alta de 3,40 % ou $ 1,60/libra-peso a $ 48,64.

ANÁLISE DA ALTA

A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta quarta-feira. As cotações da oleaginosa fecharam a terceira sessão em alta, apoiadas nas altas do óleo de soja. O impasse entre Indonésia e China, além de um aumento de demanda do subproduto estão puxando a soja grão.

Os dados do adido do USDA no Brasil, que reduziu a safra 23/24 e a perspectiva da safra 24/25 também foram um fator positivo durante o dia. O USDA também relatou uma venda externa de 110,1 mil toneladas de soja com destino desconhecido.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
EUA-AUMENTA A ÁREA DE SECA

Após a atualização do mapa que monitora a seca nos Estados Unidos, o Centro Nacional de Mitigação da Seca da Universidade de Nebraska-Lincoln elevou hoje a área com seca moderada no Centro-Oeste de 3,86 para 5,61%. Isto foi mais uma vez uma consequência do incipiente défice de umidade na porção oriental daquela zona central para a produção de grãos, ou seja, Illinois, Indiana e Ohio. Em linha com isso, o USDA marcou um aumento de 7 para 9% da área coberta com soja que sofre algum nível de seca, valor que ficou longe dos 60% vigentes há um ano.

BRASIL-USDA REDUZ SAFRA 23/34

O adido agrícola do USDA no Brasil reduziu o volume da colheita de soja 2023/2024 de 152,60 para 150 milhões de toneladas, volume inferior aos 153 milhões divulgados pela entidade no relatório de junho. As enchentes no Rio Grande do Sul foram parte dos motivos do reajuste.

Além disso, e mais importante, o agregado projetava as exportações brasileiras da oleaginosa em 94 milhões de toneladas, número que estava longe dos 102 milhões projetados no último relatório mensal oficial. Em relação à safra 2024/2025, o agregado previa uma colheita de 160 milhões de toneladas, bem abaixo dos 169 milhões divulgados pelo USDA em seu trabalho de 12 de junho.

Agora é esperar até sexta-feira, dia 12, para ver se os técnicos que moram em Washington veem o mesmo que o enviado ao Brasil.

EUA-NOVA VENDA

Nos seus relatórios diários, o USDA confirmou hoje uma nova venda de soja norte-americana para destinos desconhecidos, por 110,1 mil toneladas. Deles, 55,1 mil toneladas 2023/2024 e o restante da nova temporada.

BRIGA INDONÉSIA X CHINA, QUE PODE ELEVAR OU BAIXAR OS PREÇOS DA SOJA

A Indonésia ameaçou impor tarifas de 200% sobre os bens de consumo chineses, com possíveis implicações sendo o aumento das tarifas chinesas sobre os produtos indonésios, incluindo o óleo de palma. Alguns estão considerando isso positivo para o óleo de soja, seja como substituto do óleo vegetal ou reduzindo as importações de óleo de cozinha usado (que geralmente é de palma). Os pessimistas sugerem que se a Indonésia não conseguir vender palma à China, substituirá outros óleos vegetais noutros mercados.

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.