Em jan/26, Mato Grosso registrou o maior volume de esmagamento de soja para o mês na série histórica do Imea, totalizando 968,43 mil toneladas processadas, alta de 15,17% em relação a jan/25. Esse desempenho esteve atrelado ao aumento de 13,95% na capacidade de esmagamento das indústrias, aliado à elevada disponibilidade da oleaginosa no estado, fatores que contribuíram para o volume processado no período.

Além disso, a elevação da mistura obrigatória de biodiesel no diesel para 15% (B15), estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e vigente desde ago/25, ampliou a demanda por óleo de soja, principal matéria-prima do biodiesel brasileiro, reforçando o incremento do esmagamento frente ao mesmo período do ano anterior. Por fim, a margem bruta de esmagamento das indústrias para jan/26 fechou na média de R$ 658,52/t, alta de 32,01% quando comparado a dez/25, reflexo da queda no preço do grão em Mato Grosso.

Confira os principais destaques do boletim:
  • POSITIVO: a expectativa de uma demanda chinesa ainda mais aquecida pela soja dos EUA impulsionou os preços do grão em Chicago, exibindo alta de 3,34% frente a semana anterior.
  • AUMENTO: o preço da oleaginosa em MT registrou alta de 1,15% frente a semana passada, encerrando o período na média de R$ 101,28/sc
  • DESVALORIZAÇÃO: a moeda norte-americana exibiu queda de 0,89% frente a semana passada, refletindo questões no cenário externo e os sinais de cautela no mercado doméstico.
De acordo com o USDA, a produção mundial de soja para a safra 25/26 foi revisada para cima.

Segundo o relatório mensal, o volume foi estimado em 428,18 mi de t, alta de 0,59% ante jan/26. Esse crescimento foi impulsionado pelo ajuste positivo na produção de soja em países sul-americanos. A estimativa para o Brasil foi projetada em 180,00 mi de t, alta de 1,12%, enquanto a do Paraguai ficou em 11,50 mi de t, aumento de 4,55% frente ao relatório anterior. Esse crescimento é sustentado pela expansão da área plantada destinada a soja nos países, somada a um cenário climático favorável para a safra. Com o aumento do volume produzido, a participação do Brasil na oferta mundial de soja foi elevada para 42,04% no mês de fev/26.

Quanto ao estoque final mundial da oleaginosa, o relatório indicou alta de 0,89% em relação ao mês anterior, totalizando 125,51 mi de t. Por fim, com o aumento da oferta e da demanda mundial, o mercado segue atento à evolução do consumo e ao comportamento dos preços internacionais.

Fonte: IMEA



 

FONTE

Autor:IMEA

Site: Boletim Semanal da Soja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.