O período mais ensolarado e de temperaturas amenas proporcionou boas condições para o avanço da semeadura de soja no Estado. No entanto, a área semeada expandiu-se pouco, para 3% da área estimada, em razão da execução de atividades paralelas prioritárias, como a colheita de cereais de inverno ou a semeadura de arroz.
Na Metade Sul do Estado, muitos produtores ainda buscam recursos para a aquisição de insumos, e há inúmeros casos de acesso a apenas 50% do valor habitual, gerando incertezas e risco de estabelecimento de lavouras com baixo nível tecnológico. A área de cultivo projetada pela Emater/RS-Ascar está estimada em 6.811.344 hectares, e a produtividade média em 3.179 kg/ha.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, o plantio se expandiu para um maior número de localidades. Em Rosário do Sul e Maçambará, foram semeados 2% de, respectivamente, 60 mil e 56 mil hectares projetados. Em Manoel Viana, a implantação está mais avançada, chegando a 8 mil hectares, o que representa 14% de 58 mil hectares estimados.
Na Campanha, iniciaram-se os trabalhos de semeadura. A chuva ocorrida em 15/10 limitou o plantio às áreas com melhor drenagem e relevo ondulado. Em Candiota, há pouca disponibilidade de sementes, pois as chuvas excessivas comprometeram a qualidade dos grãos colhidos para essa finalidade na safra anterior, e as áreas colhidas antes das chuvas do final de abril apresentaram baixos índices de germinação e vigor nos testes realizados durante o inverno. Dado o cenário predominante de produtores descapitalizados, a aquisição de sementes de qualidade será realidade de uma minoria.
Na de Caxias do Sul, a semeadura iniciou, atingindo 3% dos cerca de 250 mil hectares esperados para a safra que se inicia. As condições de umidade do solo e temperatura estão favoráveis à boa germinação das sementes e ao estabelecimento inicial das lavouras.
Na de Ijuí, a semeadura está em fase inicial, chegando a 2%. Por um lado, a operação segue em ritmo bastante lento, por outro, há expectativa de intensificação. As primeiras áreas semeadas já apresentam emergência uniforme e rápido desenvolvimento das plantas.
Na de Pelotas, foi semeado 1% do total estimado para a Safra 2024. Na safra passada, neste mesmo período, haviam sido semeados 5% das lavouras. Devido àsfrustrações de safras, foram necessárias repactuações e renegociações de dívidas, levando ao atraso para aquisição de insumos, como sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas.
Na de Santa Rosa, o plantio atingiu 1%. No final do período, retomaram-se os serviços de dessecação das áreas para a semeadura, que deverá se concentrar no mês de novembro, a fim de minimizar riscos climáticos durante o ciclo.
Comercialização (saca de 60 quilos)
O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, aumentou 1,39%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 124,09 para R$ 125,82.
Confira o Informativo Conjuntural n° 1838 Emater/RS completo, clicando aqui!
Fonte: Emater RS