O período foi de intensificação da semeadura, que se expandiu de 3% para 10% da área projetada para a Safra 2024/2025. A evolução se deu especialmente nas grandes propriedades e em áreas onde não há trigo para colher nem arroz para semear.

As lavouras semeadas demonstram emergência rápida e uniforme. O estande de plantas, até o momento, é considerado satisfatório, refletindo as boas condições de umidade e temperatura do solo. A maior parte dos produtores ainda está concentrada na colheita e na dessecação das restevas de trigo, aveia, canola e pastagens, visando ao plantio de soja durante o mês de novembro.

Em relação ao processo de semeadura, a Emater/RS-Ascar continua orientando os sojicultores a se atentarem para o ciclo de maturação das cultivares a serem utilizadas e para a classificação dos solos conforme a água disponível. Essas medidas servem para garantir que os plantios sejam efetuados dentro da janela preferencial ou de menor risco, conforme as diretrizes do Proagro, e assim atender às exigências para a cobertura de eventuais prejuízos futuros. A área de cultivo projetada pela Emater/RS-Ascar está estimada em 6.811.344 hectares, e a produtividade média em 3.179 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, em Manoel Viana, o plantio está bastante adiantado, já se aproximando de 30% de 58 mil hectares planejados para esta safra. Em São Borja, a semeadura está em fase inicial, e foram plantados pouco mais de mil hectares dos 105 mil estimados. Em Maçambará, o plantio atinge 5% dos 56 mil hectares projetados. Na Região da Campanha, os produtores conduziram o plantio até 23/10.

Em Dom Pedrito, estima-se que 12% dos 160 mil hectares previstos foram implantados. Contudo, em Hulha Negra, Candiota e Bagé, o excesso de umidade nas áreas de textura argilosa tem gerado grandes dificuldades para a realização da semeadura. Os trabalhos de preparo do solo e as dessecações foram interrompidos, e há um risco considerável de necessidade de replantio, em algumas lavouras, em função do volume e da intensidade das precipitações.

Na de Caxias do Sul, a semeadura avançou rapidamente, já ultrapassando 10% da área total prevista para a safra. As precipitações no período variaram entre 10 e 35 mm, assegurando condições adequadas de umidade do solo para dar continuidade ao plantio e para garantir a boa germinação das sementes.

Na de Frederico Westphalen, as condições favoráveis de umidade do solo propiciaram o avanço da semeadura, especialmente nas restevas de trigo, superando 5% da área prevista.

Na de Ijuí, o ritmo de semeadura ocorreu de forma moderada. Apenas cerca de 8% da área foi implantada devido à umidade inadequada para a operação. O plantio foi realizado entre 21 e 22/10 e retomado em 27/10, à tarde, nas localidades onde os volumes de precipitação foram inferiores a 35 mm. Os produtores têm intensificado o preparo das áreas e o transporte de fertilizantes e de sementes para as propriedades.

Na de Passo Fundo, a semeadura alcançou 25% da área dos 658.258 hectares projetados. Na de Pelotas, as chuvas moderadas e a umidade do solo permitiram o plantio nas lavouras situadas em relevo ondulado e fortemente ondulado. Até o momento, 4% das áreas estimadas para a safra foram semeadas. Em contrapartida, no mesmo período da safra anterior, a semeadura alcançava 10% das lavouras.

Na de Santa Maria, o plantio ultrapassa 10%. Em Tupanciretã, que detém área cultivada de 149.100 hectares, foram semeados 15%.

Na de Santa Rosa, a semeadura alcançou 4% da área total. As lavouras plantadas no início e meio de outubro apresentam excelente desenvolvimento.

Na de Soledade, houve a intensificação do plantio, e a proporção semeada alcança 10% da área projetada.

Comercialização (saca de 60 quilos)

O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, aumentou 1,65%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 125,82 para R$ 127,90.

Confira o Informativo Conjuntural Emater/RS n° 1839 completo, clicando aqui!

Fonte: Emater RS



 

FONTE

Autor:Informativo Conjuntural 1839

Site: EMATER/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.