Semanalmente a Conab divulga relatórios de monitoramento da situação das lavouras, do progresso das atividades de campo e a previsão do tempo para a semana, reunimos aqui as principais informações sobre a cultura da soja, confira:

Previsão Agrometeorológica* (17/01/2022 a 24/01/2022)

N-NE: Previsão de acumulados significativos de chuva em toda a região Norte, com exceção de RR. No Nordeste, os maiores acumulados ocorrerão no MA e no Centro-Norte do PI. No Matopiba, as chuvas serão suficientes para manter o bom desenvolvimento dos cultivos de 1ª safra no Sudoeste do PI e no Oeste da BA. No TO e no Sul do MA, elas ocorrerão em excesso e poderão prejudicar o manejo e o desenvolvimento das lavouras em algumas áreas.

CO: Ocorrerão chuvas em toda a região, com maiores acumulados previstos no Norte e Nordeste de MT e no Centro Oeste de GO. Essas chuvas favorecerão os cultivos de 1ª safra, que se encontram majoritariamente em floração e enchimento de grãos, além do início da semeadura da 2ª safra. No Sudoeste do MS, as chuvas mal distribuídas e irregulares serão insuficientes para a recuperação do armazenamento hídrico no solo, mantendo-se a restrição às lavouras.

SE: Previsão de chuvas em toda a região. Em MG, os volumes serão menores do que na última semana. Em SP, as chuvas amenizarão o déficit hídrico no Oeste do estado. As condições de precipitação e de armazenamento hídrico no solo serão favoráveis para os cultivos de 1ª safra, a cana-de-açúcar e o café.

Sul: A previsão de baixos acumulados de chuva e de altas temperaturas persistem no Oeste da região e prejudicarão lavouras de feijão, milho e soja, principalmente no Noroeste do RS. Haverá uma leve melhora em relação às semanas passadas nas regiões Norte, Centro-Ocidental, Centro-Sul e Sudeste do PR, e no Sudoeste do RS, em função da previsão de chuvas nos próximos dias e da recuperação de parte do armazenamento hídrico no solo.



Situação da soja no país

99% semeado. Em MT, 5% da área colhida. Perdas pontuais de qualidade por ataque de pregas. Em MS, persiste a falta de chuvas no Centro Sul, com expectativa de redução da produtividade. Em GO, primeiras lavouras já em maturação, sob boas condições e deve apresentar rendimento satisfatório.

No RS, há registro de germinação desuniforme e necessidade de replantio em áreas de plantio mais tardio. No PR, a colheita segue e deve ser adiantada devido à restrição hídrica que acelerou o ciclo. Condições são desfavoráveis em algumas regiões, com baixo  rendimento.

Semeadura

Com o avanço das chuvas a semeadura pode ser retomada no sul do país, e com isso o estado de Santa Catarina concluiu as atividades de campo. Já no Rio grande do Sul onde as pancadas ainda não são uniformes a semeadura avançou somente 1 p.p chegando a 95% da área total estimada.

Colheita

Enquanto em algumas localidades a semeadura ainda não foi encerrada, em outros estados a colheita já iniciou, é o caso do Mato Grosso que já colheu 5,1% da área semeada com o grão, e do Paraná que já colheu 2% da área. Com isso a colheita no país chega a 1,7% da área total.

Redação: Equipe Mais Soja, com informações Conab

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.