Semanalmente a Conab divulga relatórios de monitoramento da situação das lavouras, do progresso das atividades de campo e a previsão do tempo para a semana, reunimos aqui as principais informações sobre a cultura da soja, confira:
Previsão Agrometeorológica* (10/01/2022 a 17/01/2022)
N-NE: Os maiores acumulados de chuva se concentrarão no Sudeste e Sul do PA e Norte do TO com acumulados entre 80 e 150 mm. Na região Nordeste, os maiores acumulados se concentrarão ao Norte do PI e Sul do MA, podendo ultrapassar 100 mm em áreas pontuais, o que continuará beneficiando o desenvolvimento das lavouras de 1ª safra. Para uma grande área da região, incluindo toda a faixa Leste, não são previstos volumes significativos de chuva.
CO: Previsão de chuva para maior parte da região, com acumulados de 80 a 150 mm, podendo alcançar 200 mm em áreas pontuais no Nordeste de MT e Oeste de GO, o que será benéfico para as lavouras em desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos.
SE: Os maiores acumulados de chuva se concentrarão no Centro-Sul de MG e no Norte do RJ, com maiores volumes entre 70 e 100 mm, podendo alcançar 150 mm em áreas no Centro-Sul de MG, mantendo as condições favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de 1ª Safra e do Café.
Sul: A semana será novamente com poucas chuvas, principalmente no RS, SC e Oeste do PR. Estão previstos volumes de chuva significantes apenas no Leste do PR e SC, podendo ultrapassar 100 mm de chuva no período. No RS, o período se manterá com poucas chuvas, que seguirão irregulares, com totais que não deverão ultrapassar os 30 mm, o que mantém as lavouras em déficit hídrico, principalmente o milho 1ª safra.
98% semeado. Em MT, a colheita iniciou e deve se intensificar nas próximas semanas. Rendimento e qualidade dos grãos estão bons. Em MS, boas condições no Centro Norte e estresse hídrico no Sul. Na BA, há registros de perdas pontuais por encharcamento em algumas lavouras, mas em geral, as condições estão boas/regulares.
No RS, a baixa umidade nos solos dificulta o avanço do plantio e impacta as lavouras já implantadas, especialmente aquelas em fases reprodutivas. No PR, inicio da colheita no oeste. A condição de seca persiste e impacta as lavouras.
Semeadura
Devido a estiagem que assola a região sul do país, a semeadura ainda não foi concluída nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ambos aguardam novas chuvas para concluir as atividades, e estão com 94% e 98% da área já semeada, respectivamente.