WASDE EUA: As mudanças na oferta e uso de soja dos EUA para 2021/22 incluem maiores exportações e estoques finais mais baixos em comparação com o relatório do mês passado. Exportações de soja aumentam 40 milhões de bushels para 2,09 bilhões com menor produção e redução das exportações para a América do Sul. Estoques finais de soja são projetados em 285 milhões de bushels (7,75 MT), queda de 40 milhões (1,0 MT) em relação ao último mês, o que é altista para o mercado.

Com o aumento dos preços do óleo de soja, o óleo de soja usado para biocombustível é reduzido este mês. As exportações de óleo de soja aumentam em resposta à redução do comércio global de óleo de girassol e fornecimento global de óleo vegetal mais apertado. Os preços da soja e dos produtos estão todos elevados este mês. A soja média da temporada dos EUA o preço para 2021/22 está previsto em US$ 13,25 por bushel, um aumento de 25 centavos. O preço do farelo de soja é previsão de US$ 420 por tonelada curta, um aumento de 10 dólares. O preço do óleo de soja sobe 2 centavos para 68,0 centavos por libra.

WASDE MUNDO: As previsões globais de oferta e demanda de soja para 2021/22 incluem menor produção, esmagamento, exportações e estoques. A produção global de soja é reduzida em 10,1 milhões de toneladas para 353,8 milhões.

A safra do Brasil foi reduzida em 7,0 milhões de toneladas para 127 milhões, a Argentina foi reduzida em 1,5 milhão de toneladas para 43,5 milhões, o Paraguai foi reduzido em 1,0 milhão de toneladas para 5,3 milhões e o Uruguai é reduzido em 0,6 milhões a 2,0 milhões. Enquanto o esmagamento global de soja foi reduzido em 5,0 milhões de toneladas em um ritmo de esmagamento mais lento do que o esperado para a China e menor oferta da América do ul, a semente de girassol esmagamento foi reduzido outros 2,2 milhões principalmente para a Ucrânia.

Principais mercados impactados por menores O esmagamento de sementes de girassol ucraniano e as exportações de produtos incluem a Índia e a UE. Mais baixo a oferta de produtos de girassol nesses mercados é parcialmente compensada por maiores importações de óleo de soja para a Índia e as importações de colza para a UE.

Ofertas mais apertadas de oleaginosas e altos preços de farelo de oleaginosas e óleos vegetais reduzem as previsões para crescimento da demanda global. Comércio global de soja em 2021/22 é reduzido em 6,4 milhões de toneladas para 158,6 milhões, com menores exportações para a América do Sul que são parcialmente compensadas por maiores exportações dos EUA.

As importações para a China são reduzidas de 3 milhões de toneladas para 94 milhões. Outros mercados com menores importações incluem Rússia, Bangladesh, Egito, UE, Paquistão, Argentina e Bielorrússia. Global os estoques de soja caíram 2,9 milhões de toneladas para 90,0 milhões, o menor nível desde 2015/16.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.