A Sumitomo Chemical lançou um programa de manejo para estimular a produção de algodão. O programa, chamado de Cotton+, engloba um pacote de soluções tecnológicas baseado na aplicação de três reguladores de crescimento. O objetivo do programa é maximizar o potencial produtivo, promovendo melhorias na qualidade da fibra de algodão e aumento de produtividade.
De acordo com o gerente de marketing de reguladores de crescimento da Sumitomo Chemical, Eduardo Rossini, o programa Cotton+ melhora o desenvolvimento do algodoeiro, pelo manejo fisiológico inteligente que atua na retenção de flores e de capulhos, uniformiza a abertura e maturação das maçãs e permite uma desfolha precisa, com as folhas ainda verdes. “O Cotton+ é um programa de manejo hormonal que conta com tecnologias exclusivas e permite ao produtor atingir mais eficiência operacional, produtividade e qualidade de fibra, com elevado retorno sobre o investimento”, afirma Rossini.
O programa Cotton+ se destaca especialmente durante a fase reprodutiva do algodoeiro. “O manejo é capaz de equilibrar a floração e reter mais maçãs, reduzindo drasticamente o índice de abortamento. Assim, temos mais ramos produtivos e impacto direto no aumento de produtividade”, revela Luis Filipe Abelha Manente, especialista de BioRacionais da Sumitomo Chemical.
O uso de reguladores de crescimento faz com que a planta possa se estabelecer com mais vigor e resulta em evidentes melhorias na formação de flores e capulhos. Dessa forma, essas tecnologias colaboram para melhorar a qualidade da fibra de algodão, aumentando o seu comprimento e resistência. Isso é especialmente importante para os produtores que desejam comercializar a fibra de alta qualidade.
Além disso, há benefícios operacionais. “Moldamos esse programa de manejo de acordo com cada fase de desenvolvimento da cultura. A operação de colheita é muito beneficiada pela desfolha precisa e maçãs uniformes”, explica Rossini.
Programa Cotton+
Os três reguladores de crescimento incluídos no programa são o Promalin, o Punto e o Impulse. Cada um tem função específica visando proporcionar o melhor desenvolvimento do algodoeiro, maior produtividade e qualidade de fibra.
O Promalin se tornou um dos principais reguladores de crescimento para a cultura do algodão. Com tecnologia exclusiva da Sumitomo Chemical, é um produto composto por uma citocinina e duas giberelinas, podendo ser aplicado a partir da segunda maçã, visando aumentar a produtividade e, consequentemente, o rendimento de fibra. Já o Punto é utilizado para realizar a dessecação do algodoeiro ainda com as folhas verdes, gerando uma desfolha precisa para reduzir impurezas, o que beneficia a qualidade da fibra e as operações de colheita. “O Impulse, por sua vez, garante a maturação e a abertura homogênea das maçãs para aperfeiçoar a qualidade da fibra e otimizar a colheita”, pontua Adalbert Horvathy Neto, especialista de BioRacionais da Sumitomo Chemical na Bahia.
O manejo Cotton+ recomenda a aplicação desses reguladores de crescimento em momentos específicos do ciclo produtivo. Para adotar cada tecnologia com a dose adequada e no momento ideal, os cotonicultores podem contar com o suporte do time técnico da Sumitomo Chemical, a fim de potencializar a eficácia do uso dos reguladores de crescimento e garantir o sucesso da lavoura, com uma produção de algodão mais eficiente, sustentável e lucrativa.
Embora esses produtos possam ser utilizados isoladamente de acordo com os interesses de cada agricultor, a adoção desses três reguladores de crescimento seguindo o posicionamento recomendado pelo Cotton+ conseguirá entregar a melhor proposta de valor da Sumitomo Chemical para os cotonicultores. “Com o programa Cotton+, o produtor pode atingir uma produtividade adicional de 14 arrobas por hectare, colhendo fibras de algodão mais longas e com maior qualidade. O retorno sobre o investimento é impressionante”, diz Eduardo Rossini.
O Cotton+ já está disponível para produtores de algodão em todo o país e não existe nenhuma restrição aos produtos recomendados. Ou seja, os reguladores de crescimento podem ser adotados em qualquer lavoura de qualquer região do Brasil. Os interessados em conhecer o programa podem entrar em contato com um representante técnico de vendas da Sumitomo Chemical para obter mais informações sobre os benefícios e orientações para adesão ao programa.
Crédito da imagem: Mark Stebnicki
Sobre a Sumitomo Chemical
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.