InícioDestaqueSuscetibilidade da cigarrinha do milho a inseticidas

Suscetibilidade da cigarrinha do milho a inseticidas

A cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) é o principal vetor da transmissão dos enfezamentos na cultura do milho. A praga se hospeda em plantas voluntárias de milho durante os períodos entressafra, o que garante a manutenção populacional da cigarrinha ao longo do ano.

Os enfezamentos vêm se destacando como doenças preocupantes para a cultura do milho nas últimas safras, ocasionando perdas severas em várias regiões do país. As perdas atribuídas a essas doenças podem chegar 100%, em função da época de infecção e da suscetibilidade da cultivar utilizada (Cota et al., 2021).

Considerando que a cigarrinha é o principal vetor de transmissão dos enfezamentos, o controle dela é a principal estratégia de manejo para reduzir a incidência dos enfezamentos no milho. Embora alternativas como a o controle de plantas voluntárias de milho contribuam para a redução das populações de cigarrinha, o controle químico do inseto ainda é indispensável.

Ainda que não haja nível de ação pré-estabelecido para a cigarrinha do milho, uma vez que sua capacidade em transmitir os enfezamentos está condicionada aos indivíduos infectados e não a densidade populacional da praga, a presença da cigarrinha do milho durante a fase crítica do milho (de VE a V5) justifica o controle químico do inseto.

Figura 1. Período Crítico de controle da cigarrinha-do-milho.

No entanto, mesmo quando posicionados no momento correto, alguns inseticidas tem demonstrado dificuldades em realizar um controle efetivo da cigarrinha do milho, demonstrando que algumas populações podem apresentar menor suscetibilidade.

Mais recentemente, um estudo realizado por Machado e colaboradores (2024) monitorou em larga escala a suscetibilidade da cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) a inseticidas. No presente estudo, foi avaliada a suscetibilidade de 11 populações desse inseto-praga coletadas nas principais regiões comerciais de cultivo de milho do Brasil durante as safras 2021-2022 e 2022-2023, através do uso de bioensaios de concentração-mortalidade e de concentração diagnóstica.


undefined


Machado et al. (2024) avaliaram a suscetibilidade da cigarrinha do milho a seis inseticidas, sendo eles: carbosulfan, metomil, acefato, bifentrina, acetamiprido e Imidacloprido. Conforme resultados observados no estudo, a maioria das populações da cigarrinha apresentam alta suscetibilidade (menor sobrevivência) ao metomil, carbosulfan e acefato, exceto para uma população do estado da Bahia que apresentou suscetibilidade reduzida ao metomil. Por outro lado, todas as populações apresentaram suscetibilidade reduzida à bifentrina, acetamiprido e imidacloprido (Machado et al., 2024).

Figura 2. Sobrevivência (Sulvival) de populações de campo de D. maidis coletadas no ano agrícola de 2022 a 2023 na concentração diagnóstica de diferentes inseticidas. A sobrevivência (média ± IC) seguida de asteriscos indica diferença significativa (P < 0,05) entre as populações de campo e o SUS usando o teste de Kruskal-Wallis seguido do teste post hoc de Dunn.
Em que: BA-3 (São Desidério, BA); BA-4 (Luiz Eduardo Magalhães, BA); GO-2 (Rio Verde, GO): GO-3 (Santa Helena, GO); MG-2 (Araguari, MG); MS-1 (Chapadão do Sul, MS); MS-2 (Dourados, MS); PR-3 (Guarapuava, PR); SC-2 (Chapecó, SC); SP-3 (Charqueada, SP) e SUS (suscetibilidade de referência).
Adaptado: Machado et al. (2024)

Confira o estudo completo desenvolvido por Machado e colaboradores (2024) clicando aqui!



Referências:

COTA, L. V. et al. MANEJO DA CIGARRINHA E ENFEZAMENTOS NA CULTURA DO MILHO. Embrapa Milho e Sorgo, 2021. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1130346/manejo-da-cigarrinha-e-enfezamentos-na-cultura-do-milho >, acesso em: 31/07/2024.

MACHADO, E. P. IS INSECTICIDE RESISTANCE A FACTOR CONTRIBUTINGTO THE INCREASING PROBLEMS WITH Dalbulus maidis (Hemiptera: Cicadellidae) IN BRAZIL? Society of Chemical Industry, 2024. Disponível em: < https://scijournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ps.8237?domain=author&token=EFNPXSEM4KUXHHESVXEG >, acesso em: 31/07/2024.

Foto de capa: Foto: Elizabeth de Oliveira Sabato

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares