Nas últimas safras, a aplicação zero de fungicidas vem se popularizando na cultura da soja, principalmente em função dos benefícios proporcionados ao sistema de produção e ao bom custo benefício da prática. A aplicação zero é a aplicação de fungicida no estádio V3-V4 da soja, que ocorre aproximadamente 25 dias após a emergência da cultura, normalmente junto a “capina” da cultura. Essa prática é adotada como forma de prevenção, uma vez que esse estádio já não conta mais com o efeito residual do tratamento de sementes (Costa, 2023).
No entanto, por maior precaução no manejo de plantas daninhas, às vezes, a aplicação zero é realizada com pontas de pulverização que priorizam a eficiência dos herbicidas, proporcionando gostas médias e/ou grossas. Como um dos intuitos da aplicação zero é proporcionar a maior proteção do terço inferior da planta, é importante que a aplicação do fungicida nesse período proporcione boa cobertura do dossel da cultura, incluindo, as folhas da parte inferior da planta.
Figura 1. Relação entre a qualidade da cobertura e períodos de aplicação de defensivos em soja.
Nesse sentido, deve-se atentar para a qualidade da aplicação, avaliando o quanto de produto está chegando no terço inferior da soja. Ainda que pontas de pulverização de gotas médias ou grossas sejam comumente empregadas na aplicação pós-emergente de herbicidas, vale destacar que essas pontas de pulverização não são indicadas para a aplicação de fungicidas, e o uso delas, pode prejudicar a eficiência da aplicação zero, uma vez que limita a cobertura do terço inferior da planta.
Em suma, para a aplicação de fungicidas, deve-se utilizar pontas de pulverização que proporcionem gotas médias e/ou finas, as quais, também podem ser empregadas para a aplicação dos herbicidas pós-emergentes, assegurando boa qualidade de cobertura para a aplicação de herbicidas e fungicidas na capina e aplicação zero.
Tabela 1. Tamanho e Número de gotas/cm² recomendada para diferentes tipos de defensivos agrícolas.
Veja mais: Qual o intervalo entre a aplicação zero e a primeira verdadeira de fungicidas?
Referências:
COSTA, V. O. APLICAÇÃO ZERO E A PRIMEIRA VERDADEIRA DE FUNGICIDAS NA CULTURA DA SOJA. Mais Soja, 2023. Disponível em: < https://maissoja.com.br/aplicacao-zero-e-a-primeira-verdadeira-de-fungicidas-na-cultura-da-soja/ >, acesso em: 03/12/2024.
UPSPRAY. COMO ESCOLHER A PONTA CORRETA? UPL, 2024. Disponível em: < https://tecnologiadeaplicacao.uplbrasil.com.br/como-escolher-a-ponta-correta/ >, acesso em: 03/12/2024.