De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o tempo deve abrir em boa parte do Brasil do meio de semana em diante. A frente fria que atua sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná mantém o tempo instável e com chuvas. A partir de amanhã, esse sistema se desloca para a costa da Região Sudeste, levando instabilidades para a faixa litorânea de São Paulo e do Rio de Janeiro. Há uma pequena chance de as chuvas atingirem algumas áreas de Minas Gerais.

Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a partir de quarta-feira o tempo deverá ficar aberto em boa parte do país, com o declínio das temperaturas a partir da entrada de uma massa de ar polar. As temperaturas mínimas ficarão mais baixas, mas não há risco para a ocorrência de geadas. Há chance de chuvas no restante da semana apenas no litoral nordestino e no extremo norte da Região Norte.

No domingo (4), uma nova frente fria deve atingir o Brasil, levando chuvas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, parte do Paraná, Paraguai e Bolívia. Os volumes no Paraná, entretanto, deverão ser apenas pontuais. Santos acrescenta que a chance de chuvas em São Paulo na próxima semana diminuiu bastante. Com o deslocamento de um corredor de umidade vindo da Amazônia, as chuvas na próxima semana poderão atingir Rondônia, áreas da Bolívia e do Paraguai, o extremo leste de Mato Grosso e partes de Mato Grosso do Sul.

O agrometeorologista afirma que o mês de agosto ainda será marcado por chuvas mais concentradas na Região Sul do que nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com Santos, a regularização do regime de chuvas nesse ano deverá ocorrer mais tarde, a partir de meados de outubro.

EUA

A expectativa da Rural Clima é de que as chuvas fiquem mais irregulares no Meio-Oeste e Sul dos Estados Unidos na primeira quinzena de agosto.

Ao longo dessa semana, um bolsão de ar quente manterá as temperaturas elevadas sobre a faixa leste e sul do Meio-Oeste norte-americano, o que deve trazer volatilidade ao mercado. Os riscos de grandes perdas na safra do país, conforme Santos, são limitados, uma vez que as chuvas já devem retornar ao cinturão produtor do país no final da próxima semana.

Autor/Fonte: Arno Baasch / Safras News



 

FONTE

Autor:Arno Baasch/ Safras News

Site: Safras & Mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.