O aumento da produtividade é almejado ano após ano, safra após safra, sendo tema constante de estudos e discussões. Novas tecnologias são desenvolvidas, velhas práticas de manejo são aprimoradas, tudo em prol de um objetivo em comum, o aumento da produtividade. Entretanto, o aumento de produtividade deve vir acompanhado com a sustentabilidade, rentabilidade e lucratividade da lavoura, de forma consciente, levando em consideração não só aspectos econômicos, como também sociais e ambientais.
Sobretudo, a produtividade da soja é uma variável extremamente complexa, sujeita a uma série de fatores que podem exercer influência direta ou indireta sobre ela. Para que a planta possa expressar seu potencial produtivo, além de condições adequadas de temperaturas, luminosidade e disponibilidade hídrica, é essencial garantir condições propícias para a manutenção do potencial produtivo, reduzindo a influência de fatores bióticos ou abióticos que possam reduzir e/ou limitar a produtividade da cultura.
Do posicionamento da cultivar ao manejo fitossanitário, diversas práticas de manejo são necessárias para a obtenção de altas produtividades de soja, sendo que a tomada de decisão frente à necessidade ou não da execução de determinada prática, pode ser a diferença entre uma produtividade mediana e uma produtividade que extrai potencial máximo da lavoura. Com isso, a BASF criou o Desafio de Produtividade TOP SOJA, pensando exclusivamente em melhores soluções para o manejo eficiente na cultura da soja.
Além de eficaz, pensando não só na produtividade, mas na sustentabilidade da atividade agrícola da produção de soja, a condução da safra necessita ser cada vez mais eficiente e assertiva, buscando aprimorar técnicas de manejo, com produtos que permitam o aumento da eficiência e eficácia do programa fitossanitário, reduzindo as lacunas de produtividade da soja.
Auditado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), safra após safra, o Desafio de Produtividade TOP SOJA revela novos campeões e resultados cada vez mais expressivos, aliando produtividade a sustentabilidade. Com um portfólio diferenciado, o TOP SOJA é reconhecido pelos resultados, fazendo a diferença para quem quer produzir mais e melhor.
Confira as soluções BASF, que estiveram presentes nos manejos campeões do CESB 21/22, e conte com a melhor consultoria técnica para obter resultados cada vez melhores, safra após safra.
Fonte: Assessoria de Imprensa BASF