Embora requerido em pequenas quantidades e normalmente suprido pela maioria dos solos agrícolas, o Níquel (Ni) desempenham um importante papel em Fabaceas (leguminosas) como a soja, e sua deficiência pode prejudicar significativamente o crescimento, desenvolvimento e produtividade da cultura.

O Níquel é constituinte insubstituível da enzima urease, pois quer seja produzida pelas plantas, por microrganismos ou por animais, contém Ni em seu núcleo. Essa enzima é essencial para a conversão da uréia em amônio (NH4+), portanto, o Ni é requerido para uma adequada nutrição nitrogenada nas plantas (IPNI, s.d.). Sendo assim, pode-se dizer que o Níquel está envolvido no processo de fixação biológica de Nitrogênio (FBN), sendo importante para culturas que realizam esse processo a exemplo da soja (Rodak et al., 2013).

O Ni é necessário para a atividade das hidrogenases microbianas, enzimas importantes que reduzem a energia necessária para a redução de N₂ pela nitrogenase. Nesse contexto, a adubação estratégia com Níquel pode permitir a biossíntese e ativação precoces da hidrogenase, aumentando a eficiência da FNB. Uma das principais e mais eficientes formas de realizar a adubação com Níquel na cultura da soja é através do fornecimento via tratamento de sementes (Moretti et al., 2026).

Visando estabelecer limiares de Ni que maximizem os benefícios fisiológicos e de produtividade para a soja, equilibrando os efeitos positivos do Ni na FBN e no crescimento da planta com os riscos de fitotoxicidade e inibição bacteriana, Moretti et al. (2026) avaliaram o desempenho de sementes de soja tratada com Níquel (NiSO₄ · 6H₂O) em seis doses: 0, 60, 120, 180, 240 e 300 mg Ni kg⁻¹.

De acordo com os resultados obtidos pelos autores, o tratamento de sementes de soja com Níquel pode favorecer a fixação biológica de Nitrogênio e o crescimento das plantas. Entretanto, o manejo criterioso da adubação com níquel é fundamental para a maximização da produtividade da cultura. Doses excessivas do micronutriente comprometeram a viabilidade de Bradyrhizobium nas sementes, reduziram a nodulação e impactaram negativamente a produtividade da soja.



Tabela 1. Número de nódulos (NN); peso seco do nódulo (NDW), peso seco da parte aérea (SDW) e peso seco da raiz (RDW) por planta; peso de 100 grãos (100GW); e rendimento de grãos de soja (GY) em função da dose de tratamento de sementes com níquel (Ni).
Fonte: Moretti et al. (2026)

De acordo com Moretti et al. (2026)  a faixa de 50 a 100 mg de Ni kg⁻¹ de semente representa o intervalo mais adequado para maximizar os benefícios à fixação biológica de nitrogênio (FBN) e minimizar os riscos de toxicidade. Nessa condição, foram observados incrementos na atividade da nitrogenase, maior nodulação e aumento da biomassa dos nódulos, refletindo positivamente na produtividade de grãos, com ganhos variando entre 225 e 319 kg ha⁻¹, a depender da dose de Níquel aplicada e do ambiente de cultivo. Além do aumento de produtividade, a adubação com Níquel dentro da faixa recomendada contribui para a maior sustentabilidade do sistema produtivo. Confira o estudo completo desenvolvido por Moretti et al. e colaborados (2026), clicando aqui!

Referências:

IPNI. NIQUEL. Nutri-Fatos: Níquel. INTERNATIONAL PLANT NUTRITION INSTITUTE, s. d.            Disponível em: < https://www.npct.com.br/publication/nutrifacts-brasil.nsf/book/NUTRIFACTS-BRASIL-16/$FILE/NutriFacts-BRASIL-16.pdf >, acesso em: 19/01/2026.

MORETTI, L. G. et al. NICKEL TREATMENT OF SOYBEAN SEEDS: EVALUATING OPTIMAL LEVELS FOR Bradyrhizobium spp. SURVIVAL, NITROGEN FIXATION, PHYSIOLOGICAL TRAITS AND GRAIN YIELD. Frontiers in Plant Science, 2026. Disponível em: < https://www.frontiersin.org/journals/plant-science/articles/10.3389/fpls.2025.1656956/full >, acesso em: 19/01/2026.

RODAK, B. W. et al. ADUBAÇÃO COM NÍQUEL: TEORES NOS GRÃOS E PRODUTIVIDADE. XXXV congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/136230/1/adubacao-com-niquel.adilson.2015.pdf >, acesso em: 19/01/2026.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.