InícioDestaqueTratamento de sementes de soja: confira os fungicidas disponíveis

Tratamento de sementes de soja: confira os fungicidas disponíveis

O bom estabelecimento da cultura da soja é determinante para a obtenção de altas produtividades, afetando diretamente um dos principais componentes de rendimento da cultura, o número de plantas por área. Um dos principais fatores responsáveis pelo mau estabelecimento da cultura no campo é a ocorrência de doenças nos estádios iniciais do desenvolvimento da soja.

Uma série de doenças pode acometer a cultura da soja no período inicial do seu desenvolvimento. Os sintomas podem diferir em função da doença e patógeno, variando desde a redução do vigor, até a morte da plântula e redução do estande de plantas. Além de afetar diretamente componentes de produtividade da soja, algumas doenças podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento vegetal, afetando o potencial produtivo da cultura.

Figura 1. Representação esquemática do período de ocorrência das principais doenças da cultura da soja.

Como um sistema cíclico, algumas doenças iniciais do desenvolvimento da soja são oriundas de sementes infectadas, principalmente resultando de falhas de manejo de doenças de final de ciclo da cultura. Alguns patógenos podem permanecer viáveis nas sementes de soja, mesmo após o armazenamento, servindo como fonte de inóculo para a cultura, quando utilizadas as sementes infectadas para a semeadura da lavoura.

Além das boas práticas agronômicas e do uso de fungicidas, uma da principal estratégia para o manejo de doenças em soja, especialmente as que acometem a lavoura nos estados iniciais do desenvolvimento da cultura é o tratamento de sementes com fungicidas. Contudo, mesmo com um adequado tratamento de sementes, com boa uniformidade de cobertura das sementes, é fundamental o bom posicionamento de produtos, especialmente em áreas onde se há histórico da ocorrência de doenças e/ou uso de sementes sem qualidade sanitária conhecida.



Dentre os principais fungos que acometem a soja nos estádios iniciais do seu desenvolvimento, podemos citar Cercospora sp, Colletotrichum sp e Fusarium sp. Confira abaixo os principais fungicidas disponíveis para uso no tratamento de sementes da soja, com registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimetno (MAPA).

Tabela 1. Fungicidas disponíveis para uso no tratamento de sementes de soja, e patógenos transmitidos por sementes, por eles controlados.

Fonte: Novakowiski (2022)

Cabe destacar que por determinação da Anvisa, o ingrediente ativo carbendazim foi banido, sendo que a norma aprovada estabelece um plano de descontinuação gradual e contínuo da importação, da produção, da comercialização e do uso de produtos técnicos e formulados à base de carbendazim, estando então na ultima safra com algum produto contendo o ativo em sua composição disponível para o tratamento de sementes (Anvisa 2022). O tratamento de sementes de soja pode ser realizado tanto a nível de propriedade (on Farm), quanto pela indústria. Independente do meio utilizado, o tratamento de sementes é fundamental para proporcionar proteção às sementes, contribuindo para a manutenção do estande de plantas. Além disso, deve-se priorizar sempre que possível o uso de sementes com boa qualidade sanitária, fisiológica, genética e física.


Veja mais: Tratamento de sementes industrial ou on Farm?


Referências:

ANVISA. AGROTOXICOS: ANVISA DETERMINA SUSPENSÃO CAUTELAR DO AGROTÓXICO CARBENDAZIM. AGÊNCIA Nacional de Vigilância Sanitária, 2022. Disponível em: < https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-determina-suspensao-cautelar-do-carbendazim >, acesso em: 10/08/2022.

NOVAKOWISKI, J. H. DOENÇAS DA SOJA: ASPECTOS GERAIS E MANEJO, 2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares