A Corteva Agriscience, em parceria com a UNESP (Universidade Estadual Paulista), de Botucatu (SP), AgroEfetiva e Up.Herb (RS), capacitou, no primeiro semestre de 2025, mais de 4,5 mil produtores, aplicadores e demais profissionais do setor agrícola. A iniciativa, realizada por meio da área de Boas Práticas Agrícolas, abordou o uso correto de defensivos agrícolas, o manejo de pragas, plantas daninhas e doenças, além de orientações sobre a segurança do trabalhador, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Os programas de capacitação da Corteva são adaptados às especificidades de cada cultura, região e tipo de equipamento utilizado (terrestre, avião tripulado ou drone), apresentam recomendações técnicas para que os agricultores façam a correta identificação da planta daninha, patógeno ou praga e realizem o manejo adequado, preservando sua lavoura, protegendo as propriedades e cultivos vizinhos, a segurança própria e de todos ao redor.
“Difundir o conhecimento técnico é um dos pilares essenciais da Corteva para que os agricultores façam o uso correto e racional dos insumos, otimizando a produtividade e impulsionando uma agricultura sustentável e de preservação dos recursos, além de aprimorar a técnica de manejo de doenças, plantas daninhas e pragas”, explica Vlader Henrique Cordioli, Especialista de Boas Práticas Agrícolas para Proteção de Cultivos na Corteva Agriscience.
A empresa promove treinamentos e capacitações para profissionais do setor há duas décadas. “Um dos objetivos é mostrar aos aplicadores, na prática, como fazer o uso correto, seguro e mais efetivo dos defensivos, de acordo com as recomendações do rótulo e bula, bem como das instruções e regras implementadas pelos órgãos nacionais e locais e as Boas Práticas Agrícolas”, ressalta Vlader Cordioli. “Nos próximos anos pretendemos levar estes programas a mais produtores, em regiões chaves para a Corteva”.
Entre as iniciativas está o Programa de Aplicação Responsável (PAR), que dissemina conceitos de Boas Práticas Agrícolas na aplicação de defensivos, utilização de EPIs, limpeza de maquinário e otimização de recursos, promovendo responsabilidade, eficácia e sustentabilidade no agronegócio.
Até junho de 2025, o PAR já realizou mais de 70 treinamentos no Brasil, capacitando mais de 3900 pessoas, em atividades focadas em culturas específicas, dentre elas Cana, Hortifruti, Grãos, Arroz, Pastagem e Floresta. No Rio Grande do Sul, o produtor conta ainda com curso específico para as novas Instruções Normativas (IN’s) de Aplicação de Defensivos, já realizado em 80 municípios desde 2019.
Além do PAR, a parceria da Corteva junto à AgroEfetiva dissemina conhecimento por meio da Expedição “Da Agricultura para a Vida”. A ação consiste em um caminhão itinerante, adaptado em formato de sala de aula, onde são realizados treinamentos técnicos sobre boas práticas agrícolas, focando nos pilares de manejo integrado de plantas daninhas, doenças e pragas, além de tecnologia de aplicação. Em 2025, foram 48 treinamentos e mais de 800 pessoas capacitadas. Além disso, há o módulo específico sobre aplicação de insumos por via aérea, tanto em aeronave não-tripulada (drone) como em avião tripulado.
Os conteúdos sobre as Boas Práticas Agrícolas e seus pilares estão disponíveis no site www.boaspraticasagricolas.com.br por meio de uma combinação de ações estratégicas no campo digital. Os materiais são apresentados em diversos formatos como webinars, ebooks e vídeo, além de conteúdo no Facebook.
Sobre a Corteva
A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global agrícola que combina inovação e liderança do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os principais desafios agrícolas do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos, produtos digitais e serviços.
Fonte: Assessoria de Imprensa Corteva Agriscience