No RS, a redução das chuvas propiciaram melhores condições para a implantação das últimas lavouras e o desenvolvimento daquelas já semeadas. As temperaturas baixas e os dias nublados reduziram o ritmo de evolução fenológica, mas as condições gerais são boas.

No PR, as chuvas significativas em muitas regiões produtoras limitou o avanço da semeadura, que se encaminha para a conclusão. Em SP, as chuvas recentes e a diminuição na temperatura amenizaram as perdas pelo estresse hídrico. Contudo, há redução no potencial produtivo e na qualidade do grão.

Em SC, as temperaturas aumentaram, mas as chuvas persistiram e dificultaram a semeadura, que se encontra atrasada em comparação à safra anterior. Essa alta umidade também favoreceu o aumento na incidência de manchas foliares associadas à doenças fúngicas, contudo, a maioria das lavouras ainda apresenta boa condição fitossanitária. As baixas temperaturas contribuíram para o bom perfilhamento e desenvolvimento das plantas.

Em MG, a colheita se aproxima de ¼ da área total e a colheita se concentra nas lavouras de sequeiro. As chuvas abaixo da média comprometeram o rendimento e a qualidade dos primeiros grãos obtidos. As lavouras irrigadas apresentam boas condições. Em GO, a colheita das áreas em sequeiro está encerrada, confirmando a redução no potencial produtivo. As áreas irrigadas estão em fase de enchimento de grãos e maturação, em boas condições. Em MS, as chuvas, no Sul do estado, amenizaram as condições de estresse hídrico, em algumas áreas. As fases da cultura variam entre desenvolvimento vegetativo e maturação.

Previsão Agrometeorológica de 22/07/2024 a 29/07/2024

Norte-Nordeste: Previsão de chuvas maiores que 50 mm em áreas de RR e do PA. No AM, as chuvas ocorrerão no Centro e no Norte do estado. Na região Nordeste, há previsão de pequenos acumulados na faixa leste. No Sealba, a pouca chuva prevista irá manter a umidade no solo, mas permanecerá a restrição hídrica para o milho terceira safra no interior da BA. No Matopiba, não há previsão de chuva, o que beneficiará a maturação e a colheita das lavouras de primeira e segunda safras.

Centro Oeste: Há previsão de tempo seco e quente em toda região. Estas condições favorecerão à maturação e a colheita das lavouras de algodão, sorgo, feijão terceira e milho segunda safras. Na região Sul de MS, a condição de baixa restrição hídrica se manterá para às lavouras de trigo em estágios reprodutivos.

Sudeste: O clima seco prevalecerá na maior parte da região, exceto em áreas do ES, RJ e leste de SP, onde está previso baixos volumes de chuva. A temperatura pode variar com dias frios e quentes. A maturação e a colheita dos cultivos de segunda safra e do café serão favorecidos. No entanto, a falta de precipitações afetará as lavouras de trigo sequeiro em floração e enchimento de grãos em SP e MG.

Sul: Há previsão de baixos volumes de chuvas no Leste do PR e de SC e na maior parte do RS. No RS, os maiores volumes serão observados nas regiões Central e Leste. Podem ocorrer geadas fracas e abrangentes em toda região. As condições climáticas serão favoráveis à evolução da semeadura e ao desenvolvimento do trigo no RS, SC e PR. Contudo, os dias nublados e a alta umidade poderá afetar o desenvolvimento e aumentar a incidência de doenças.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!

Fonte: CONAB



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.