No RS, apesar das chuvas favorecerem a incidência de doenças, em especial, nas lavouras em fases reprodutivas, foram realizadas as aplicações de inseticidas e fungicidas. Foram registrados vendavais e granizo em áreas pontuais, mas a condição geral das lavouras é considerada boa. Nas regiões onde a cultura está mais avançada, parte das lavouras estão sendo dessecadas para acelerar e uniformizar a maturação.

No PR, mais de 60% das lavouras foram colhidas e têm-se observado os efeitos negativos do clima nas produtividades. Em SP, a colheita está em progresso e, embora haja uma redução na produtividade, a qualidade do trigo permanece boa.

Em SC, o clima favoreceu o desenvolvimento pontual de algumas doenças e pragas, entretanto, as lavouras estão se desenvolvendo normalmente e com boa qualidade. Há o início da maturação das primeiras lavouras. Na BA, a colheita foi finalizada.

Previsão Agrometeorológica de 07/10/2024 a 14/10/2024

Norte-Nordeste: Os maiores volumes de chuva estão previstos para o Noroeste e parte do Centro-Sul do AM. No Sudoeste do PA, no Centro-Norte do TO e em áreas do AC e RO, são esperados menores acumulados. Nas demais áreas, deve ocorrer pouca ou nenhuma chuva. O tempo quente e seco continuará favorecendo a maturação e colheita do milho terceira safra na região do Sealba. No Matopiba, a umidade no solo permanecerá baixa, permitindo a semeadura apenas em áreas irrigadas.

Centro Oeste: O tempo continuará quente, com chuvas mais significativas apenas em MS a partir do meio da semana. Há previsão de menores acumulados no Oeste e Sul de MT, além do Sul de GO, que contribuirão na recomposição da umidade no solo. Nas demais áreas, as chuvas serão irregulares e podem restringir o desenvolvimento de lavouras de sequeiro.

Sudeste: O tempo permanecerá quente na maior parte da região. Há previsão de volumes significativos de chuva em SP, no Triângulo e Sul de MG e em áreas do RJ e ES, a partir do meio da semana. Essas chuvas contribuirão para a recuperação da umidade no solo, favorecendo a semeadura de grãos e as floradas do café, sem atrapalhar a colheita do trigo, que se encontra adiantada em SP.

Sul: Há previsão de chuvas melhor distribuídas, intercaladas com períodos de tempo seco. Os maiores volumes deverão ocorrer no Extremo Oeste do RS e em áreas do Sul e Norte do PR. Não se descartam danos pontuais por chuvas fortes em lavouras de trigo, principalmente no Sudoeste do PR. No entanto, as condições serão favoráveis para os cultivos de inverno em desenvolvimento, floração e enchimento de grãos, assim como, para a semeadura, o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra nos três estados.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!

Fonte: CONAB



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: Conab

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.