A colheita do trigo está concluída no Estado. A produtividade média final, estimada pela Emater/RS-Ascar, é de 3.012 kg/h. O produto colhido apresentou padrão industrial satisfatório, especialmente nas áreas conduzidas com maior nível tecnológico, onde o peso hectolitro (PH) situou-se, em grande parte, igual ou acima de 78 kg/hl, ou superando 80 kg/hl nas lavouras de maior investimento.
Apesar da safra satisfatória, a cotação atual do cereal gera grande insatisfação entre os produtores. No período, houve movimentação no mercado em função da publicação de edital da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) voltado à compra do produto para a formação de estoques públicos. A medida favorece, de forma pontual, a atuação de pequenas cooperativas e cerealistas e amplia alternativas de comercialização da produção em um ambiente de preços deprimidos.
A área cultivada de trigo no Estado está estimada em 1.154.284 hectares.
Comercialização (saca de 60 quilos) O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, reduziu 1,06% quando comparado à semana anterior, passando de R$ 54,65 para R$ 54,07.
Confira o Informativo Conjuntural n° 1899 completo, clicando aqui!
Fonte: Emater RS




