O Departamento de Defesa Fitossanitária da UFSM promoveu nos dias 25 e 26 de setembro de 2019 o I WORKSHOP EM FITOSSANIDADE – MANEJO DA RESISTÊNCIA DE INSETOS, PATÓGENOS E PLANTAS DANINHAS A PESTICIDAS, no Auditório Flávio Miguel Schneider, do campus sede da UFSM.

O evento contou com três grandes sessões técnicas, que foram: plantas daninhas, fitopatologia e entomologia. Dentro de cada sessão, o público pôde acompanhar as palestras e mesas redondas que contaram com debates e atualizações de cada área, envolvendo resistência e manejo da resistência, com o intuito de evitar ou retardar a evolução da resistência e prolongar a vida útil das principais táticas de controle que podem ser utilizadas.

A sessão de plantas daninhas contou com as seguintes palestras:

  • Sistemas de produção com vistas ao combate da resistência; palestrante: Eng. Agr. Dr. Mário Bianchi;
  • Os desafios econômicos e alternativas para o manejo de plantas daninhas no cenário atual de resistência em arroz irrigado; palestrante: Eng. Agr. Dr. Aldo Merotto Júnior;
  • Novas tecnologias de tolerância de culturas a herbicidas: um olhar para o futuro sem esquecer o passado; palestrante: Eng. Agr. Dr. Rafael Munhoz Pedroso.

Ao final da sessão, todos juntos realizaram uma mesa redonda com o tema: Resistência e manejo de plantas daninhas a herbicidas em arroz, soja e milho.

Na sessão de fitopatologia as palestras foram as seguintes:

  • Resistência de fitopatógenos a moléculas fungicidas; palestrante: Eng. Agr. Dr. Carlos A. Forcelini;
  • Manejo de doenças na cultura da soja; palestrante: Bióloga Dra. Caroline W. Guterres;
  • Manejo de doenças em arroz irrigado; palestrante: Eng. Agr. Dr. Klaus Scheuermann.

Ao final da sessão, todos juntos realizaram uma mesa redonda com o tema: Resistência e manejo de fitopatógenos em arroz, soja e milho.

E na última sessão técnica, sobre entomologia, os temas abordados foram:

  • Status da resistência dos principais insetos-praga do milho e soja a inseticidas; palestrante: Agr. Dr. Oscar A. B. Neto e Silva;
  • Manejo integrado e da resistência de insetos a inseticidas e plantas Bt em milho e soja; palestrante: Eng. Agr. Dr. Juliano Ricardo Farias;
  • Manejo se insetos na cultura do arroz; palestrante: Eng. Agr. Dr. Adilson Jauer.

Ao final da sessão, todos juntos realizaram uma mesa redonda com o tema: Manejo integrado e da resistência de insetos em arroz, soja e milho.

 

Estavam presentes aproximadamente 180 participantes, dentre eles estudantes, professores, técnicos, agrônomos e representantes da indústria.

O evento foi apoiado e realizado pelo Departamento de Defesa Fitossanitária da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria e pelo Mais Soja e contou com o patrocínio da Basf, Corteva e Irac.



Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.