A soja é uma das principais culturas agrícolas do Brasil, sendo cultivada de Norte a Sul no território brasileiro. A constante busca por altas produtividade impulsiona o cultivo da oleaginosa sendo cada vez mais comum o emprego de novas tecnologias e o manejo mais tecnificado.
O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) organiza anualmente o Desafio de Máxima Produtividade de Soja, sendo avaliadas duas categorias, soja irrigada e soja em sequeiro. Na safra 2019/2020 a maior produtividade de soja em sequeiro registrada pelo CESB foi de 118,82 sc.ha-1, produtividade essa conquistada no estado do Paraná pelo Produtor Laercio Dalla Vechia.
Sabe-se que durante seu ciclo de desenvolvimento, a soja está sujeita e inúmeras interferências de fatores bióticos e abióticos, sendo assim, além de um planejamento muito bem elaborado das práticas agrícolas, é necessário uma manejo adequado, que possibilite condições adequadas para o crescimento e desenvolvimento das plantas, de maneira que essas possam expressar seu potencial produtivo. Para alcançar boas produtividades, é fundamental atentar para a escolha da cultivar, época de semeadura, qualidade das sementes, fertilidade do solo, manejo fitossanitário entre outros…
Confira o manejo realizado pelo Sr. Laercio Dalla Vechia clicando aqui!
Para um adequado manejo fitossanitário, é fundamental buscar ferramentas que possibilitem suprir as necessidades do manejo no período adequado, de maneira eficiente e visando melhores resultados de produtividade. A utilização de defensivos agrícolas é de suma importância para proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento das plantas, impedindo a interferência na perda de qualidade e quantidade da produção por agentes como doenças, pragas e plantas daninhas.
Para produzir as 118,82 sc.ha-1, além de todo o manejo do sistema de produção, no manejo fitossanitário da cultura o Sr. Laercio utilizou-se do monitoramento e de ferramentas “de ponta” quando necessários, desde o tratamento de sementes, fungicidas e inseticidas, felizmente na condição de produção e ambiente de cultivo do produtor, não foi necessária a utilização de inseticidas no cultivo da soja destinada ao concurso, se não no tratamento de sementes. O manejo fitossanitário utilizado por Laercio nos estádios vegetativo e reprodutivo da soja podem ser visualizados na figura 1.
Figura 1. Manejo fitossanitário da soja nos estádios vegetativo e reprodutivo da cultura.
Boa parte dos defensivos utilizados por Laercio como Standak® Top no tratamento de sementes, os fungicidas Orkestra® SC, Spot® SC, Ativum® e Versatilis® assim como o herbicida Finale®, são produtos BASF, uma das apoiadoras do CESB na condução do Desafio, e que conta com aproximadamente 117 mil colaboradores atuando no seguimento Agro, com um vasto portfólio, e que tem se mostrado uma forte aliada dos produtores brasileiros na busca por altas produtividades de soja.
Figura 2. Posicionamento de produtos proposto pela BASF para um manejo fitossanitário eficiente na cultura da soja.
Cabe destacar que visando altas produtividades, o posicionamento de produtos adequados no momento correto é fundamental para um manejo fitossanitário eficiente na cultura da soja. Assim como a BASF, que auxiliou o Produtor Laercio a alcançar a produtividade de 118,82 sc.ha-1, diversas empresas do setor dispõem de ótimas ferramentas para um adequado e eficiente manejo fitossanitário na cultura da soja, entretanto, basta saber posicionar o produto correto no momento adequado.
Além do posicionamento de produtos, o monitoramento é fundamental para identificar a presença de pragas, doenças e plantas daninhas. Uma das palavras mais utilizadas pelo campeão CESB 2019/2020 Laercio Dalla Vechia em suas entrevistas é “sustentabilidade”, e o produtor provou que é possível obter altas produtividades com sustentabilidade dos cultivos.
Referências:
CESB. GDE. CASE CAMPEÃO 19/20 – SUL & NACIONAL. CESB, disponível em: < http://www.cesbrasil.org.br/gde-case-campeao-19-20-sul-nacional/>, acesso em: 27/07/2020.
BASF. PLANTAÇÃO DE SOJA: MANEJO EFICIENTE DA LAVOURA. BASF, disponível em: < https://agriculture.basf.com/br/pt/protecao-de-cultivos-e-sementes/cultivos/soja.html?utm_source=Mais-Soja&utm_medium=Link-Ad&utm_campaign=Cultivos-Soja-CESB-Awareness&utm_content=BASF-Agro_2020_Cultivos_Soja-CESB-Awareness_Conhecimento_Text-Ad_CESB-ganhador-ig_Saiba-mais_A>, acesso em: 27/07/2020.