OLEAGINOSAS EUA: A produção total de oleaginosas dos EUA para 2021/22 está prevista em 130,3 milhões de toneladas, um ligeiro aumento devido a um aumento para o caroço de algodão. As projeções de oferta e uso de soja para 2021/22 não sofreram alterações em relação ao mês anterior. Embora o esmagamento de soja permaneça inalterado, o óleo de soja a produção aumenta com uma taxa de extração mais alta.
Com o aumento da oferta de óleo de soja, aumentam-se os alimentos, rações e outros usos industriais do óleo de soja, compensando o menor consumo de óleos de canola e de semente de algodão. Com base em uma revisão da regra proposta pela EPA para as metas de obrigação de combustível renovável de 2020-2022, o óleo de soja usado para biocombustível para 2021/22 permanece inalterado em 11 bilhões de libras.
As previsões de preços médios da safra de soja e óleo de soja para a temporada dos EUA para 2021/22 são inalterados em $ 12,10 por bushel e 65,0 centavos por libra, respectivamente. A previsão de preço do farelo de soja foi aumentada de US $ 5,00 para US $ 330,00 por tonelada curta.
MUNDO: As previsões globais de oferta e demanda de oleaginosas para 2021/22 incluem produção menor e estoques finais mais baixos em comparação com o mês passado. A produção global de oleaginosas é projetada em 627,6 milhões de toneladas, queda de 0,4 milhão de t em relação ao mês anterior, impulsionada principalmente pela menor produção de soja relatado pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China.
A produção de soja da China caiu 2,6 milhões de toneladas para 16,4 milhões na área inferior, compensando, em grande parte, a redução da China com a maior produção de girassol e soja da Rússia e Ucrânia, com base nos resultados da colheita. A produção de colza foi aumentada para a Austrália e reduzida para o Canadá com base em relatórios recentes do governo e a produção da Índia foi aumentada pelo ritmo de plantio mais rápido do que o esperado.
O esmagamento global foi reduzido como menor esmagamento de soja para a China mais do que compensa o maior esmagamento de semente de girassol para a Rússia e a Ucrânia. O comércio global de oleaginosas para 2021/22 é projetado em 196,0 milhões de toneladas, um aumento de 0,5 milhão em relação ao mês passado. O aumento das exportações de colza para a Austrália e o aumento das exportações de soja para o Canadá e a Ucrânia respondem pela maior parte dos ganhos.
Os estoques finais globais de oleaginosas são projetados em 114,1 milhões de toneladas, queda de 1,1 milhão em relação ao mês passado, principalmente devido aos menores estoques de soja para a China.
Fonte: T&F Agroeconômica