InícioDestaqueUso De Tecnologias Geoespaciais Para Agricultura Sustentável: Status Atual E Perspectivas Futuras

Uso De Tecnologias Geoespaciais Para Agricultura Sustentável: Status Atual E Perspectivas Futuras

No início, o SIG era usado principalmente no setor militar, mas à medida que os preços do hardware caíram, o software ficou disponível para os setores público e privado, para a agricultura sustentável. Agricultura sustentável significa um sistema integrado de métodos de produção agrícola e pecuária aplicados em um local específico, que, a longo prazo, pode e deve atender às necessidades humanas, melhorar a qualidade do meio ambiente e a base de recursos naturais e aprimorar a qualidade de vida dos agricultores e da sociedade em geral. As tecnologias de SIG são usadas no planejamento da agricultura sustentável e nos projetos urbanos, para estudos de localização, planejamento de infraestrutura e muitas outras questões espaciais. Inicialmente, os aplicativos de SIG estavam disponíveis principalmente nos países ocidentais. O motivo é que o SIG exige um banco de dados substancial, que não está disponível na maioria dos países em desenvolvimento. As organizações multilaterais incentivaram o uso do GIS nos projetos de desenvolvimento que financiam. As aplicações em potencial são inventário e monitoramento de recursos, planejamento do uso da terra, avaliação do uso da terra, pesquisas de saúde, controle biológico, irrigação e outros.

Uma das limitações do GIS no estágio inicial era que ele era usado principalmente em nível nacional como uma ferramenta de planejamento de cima para baixo. Esses mapas como mapa SIG em nível macro muitas vezes eram inúteis em nível local devido à falta de detalhes resultante da escassez de dados. Por exemplo, pequenos vilarejos só podiam ser mapeados como pontos. Faltam informações sobre limites, casas e ruas, bem como informações sociais. Além disso, a análise espacial não pode ser feita sem um banco de dados. Os governos locais geralmente não veem a utilidade de usar o SIG. Além disso, os usuários locais geralmente

dependem do know-how de consultores externos, de modo que a duração do uso do SIG geralmente só é possível enquanto houver apoio financeiro. Outro problema é que o intercâmbio de dados e a cooperação entre diferentes projetos geralmente não funcionam.

O software e mapa de SIG é relativamente caro, portanto, muitas vezes é impossível comprar software e conjuntos de dados para organizações públicas em países em desenvolvimento. 

Apesar dos aspectos críticos, não há alternativa ao uso do SIG para o planejamento espacial e social. Portanto, a questão é como tornar o SIG mais fácil de usar.

Uso da tecnologia geoespacial para o desenvolvimento agrícola 

A agricultura é a espinha dorsal de muitas das economias do mundo. Muitos desses países começaram a usar a tecnologia espacial e observações terrestres para compilar relatórios diários sobre estatísticas de produção agrícola e fornecer insumos para a agricultura sustentável. Embora novas tecnologias tenham surgido recentemente na agricultura, os mapas de SIG são bastante novos e têm um enorme potencial a ser explorado. O mapa digital SIG na agricultura não é um fenômeno novo há muito tempo. O setor agrícola é a base das economias rurais nos países agrários e agrário-industriais, em torno do qual giram o desenvolvimento e o progresso socioeconômico, e qualquer mudança em sua estrutura provavelmente terá um impacto correspondente em toda a sociedade. Nenhuma estratégia de reforma econômica será bem-sucedida sem uma produção agrícola sustentável e ampla, que é fundamental para elevar os padrões de vida, aliviar a pobreza, garantir a segurança alimentar, criar um mercado próspero para a indústria e os serviços e contribuir substancialmente para o crescimento econômico nacional. O crescimento agrícola futuro virá de novas tecnologias que não sejam apenas econômicas, mas também apropriadas ao regime de ambiente natural do país; tecnologias que sejam diretamente aplicáveis a áreas de sequeiro; aprimoramento genético contínuo para produzir sementes e rendimentos melhores; dados aprimorados para uma pesquisa melhor, melhores resultados e planejamento sustentável; preenchimento da lacuna entre as informações e a prática; e pesquisa operacional sobre o uso da terra, boas práticas. A produção agrícola sustentável depende do uso inteligente dos recursos naturais (solo, água, gado, genética vegetal, pesca, florestas, meio ambiente, chuvas e topografia) com o gerenciamento adequado da tecnologia sob a infraestrutura socioeconômica predominante. Nos países desenvolvidos, a tecnologia desempenha um papel significativo no rápido crescimento econômico e nas mudanças sociais.

Monitoramento de culturas EOSDA como exemplo de software de SIG para agricultura 

O software SIG difere em sua finalidade. Alguns são responsáveis pela produtividade das culturas e pela umidade do solo, enquanto outros são responsáveis pelos custos econômicos ou pelos lucros da exploração madeireira. Cada produtor ou agente do agronegócio deve encontrar a solução de SIG ideal para ele. Ela pode lhe fornecer dados sobre os quais é fácil tomar uma decisão informada.

A plataforma agrícola EOSDA Crop Monitoring oferece a seus usuários acesso a dados baseados em SIG. Os agricultores podem acompanhar facilmente todas as mudanças em seus campos com apenas um aplicativo on-line e acesso a ele em seu bolso. Esse aplicativo contém todos os dados obtidos de imagens de satélite analisadas por cientistas e especialistas. A empresa tem seu próprio satélite, que já começou a enviar as primeiras imagens da órbita da Terra, e os agricultores têm ainda mais oportunidades de analisar seus campos e gerar lucro. 

Problemas e recomendações

A tecnologia agrícola ajuda a diagnosticar a segurança alimentar. Os dados de satélite oferecem uma visão única do histórico de terras agrícolas. Ao rastrear as tendências históricas de uso da terra ao longo do tempo, é possível entender se há terra arável suficiente para atender a uma população cada vez maior no planeta Terra.

Os mapas de localização SIG têm a finalidade de aumentar a conscientização sobre a fome e analisar a segurança alimentar. 

Conclusão

Os dados de satélite e os mapas de SIG protegem as populações e ajudam a revelar os problemas subjacentes da sociedade. Ao fazer isso, eles levam à abertura e à maior democratização de muitas questões da sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa EOS Data Analytic



Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares