A Embrapa Soja participa do Agrotec, nos dias 21 e 22 de janeiro, evento promovido pela cooperativa Integrada, em Londrina (PR), apresentando as cultivares de soja BRS 2361I2X, BRS 1064IPRO e BRS 388RR e abordando o tema fertilidade do solo. Os pesquisadores Fabio Alvares de Oliveira e César de Castro, da Embrapa Soja, irão destacar o uso eficiente do potássio na cultura da soja.
Segundo Alvares, o potássio é o segundo nutriente mais absorvido pela soja, ficando atrás apenas do nitrogênio. “É o macronutriente mais exigido na adubação mineral, já que a demanda de nitrogênio da soja é preferencialmente atendida por meio da fixação biológica”, explica. “Por isso, o manejo adequado do potássio é decisivo para o bom desenvolvimento da lavoura e para a rentabilidade do produtor”, reforça o pesquisador.
Alvares pretende destacar que um diagnóstico correto da fertilidade é a base para uma adubação eficiente, evitando desequilíbrios nutricionais, tanto por deficiência quanto por excesso do nutriente. O uso eficiente exige um bom diagnóstico e a análise de solo é principal instrumento para esse diagnóstico.
Porém, existem outras ferramentas que podem auxiliar no monitoramento nutricional ao longo do ciclo da cultura. Entre elas, estão a análise química foliar, e também tecnologias de análise rápida, como o Fast K – para determinação da concentração de potássio solúvel em água (K).
Além do conteúdo teórico, o evento contará com áreas demonstrativas em campo, montadas em três ambientes distintos. O primeiro representa uma lavoura com adubação potássica equilibrada. O segundo simula uma condição de desequilíbrio nutricional, induzida por altas doses de cálcio e magnésio competindo com potássio disponível. Já o terceiro ambiente demonstra uma situação de consumo de luxo de potássio, na qual a lavoura desenvolve-se normalmente, porém com menor rentabilidade devido ao maior custo da adubação. “A ideia é mostrar, na prática, que o excesso de fertilizante nem sempre traz benefícios e pode apenas aumentar os custos”, conclui o pesquisador.
Embrapa Soja na Agrotec
- Data: 21 e 22/01/2026
- Horário: 8h30
- Local: UDT Londrina – Unidade de Difusão Tecnológica
- PR-323, KM58 – Distrito da Warta, Londrina (PR)
Fonte: Embrapa




