InícioDestaqueVazio sanitário inicia no dia 15 de junho em Mato Grosso do...

Vazio sanitário inicia no dia 15 de junho em Mato Grosso do Sul

Os períodos de vazio sanitário e plantio da soja safra 24/25, em Mato Grosso do Sul foram definidos pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), na última semana. De acordo com a Portaria SDA/MAPA Nº 1.111, de 15 de junho a 15 de setembro o cultivo da oleaginosa é proibido em todo o território sul-mato-grossense, e o início da semeadura é permitido do dia 16 de setembro até dia 31 de dezembro.

A medida visa reduzir inóculos do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática, doença que pode diminuir a produção da soja em até 90%. Na safra 23/24, Mato Grosso do Sul foi o terceiro estado com mais incidência da doença, com 35 registros, atrás do Paraná, com 128 e do Rio Grande do Sul, com 110 casos. De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, plataforma de monitoramento de casos da doença coordenada pela Embrapa Soja, em MS o município que registrou mais casos da doença foi Naviraí, na região sul.

“É fundamental que o produtor adote boas práticas de manejo e elimine todas as plantas de soja em qualquer estádio de desenvolvimento nesse período de 90 dias, para que dessa forma não haja a disseminação do patógeno por meio da ponte verde”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, Jorge Michelc.

Para consultar a Portaria completa, clique aqui.

Texto: Joélen Cavinatto (Assessoria de Comunicação Aprosoja/MS)

FONTE

Autor:Aprosoja MS

Site: Aprosoja MS

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares