O Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária deve atingir R$ 1,174 trilhão em 2024, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O VBP é o faturamento bruto dentro dos estabelecimentos rurais, considerando as produções agrícolas e pecuárias, com a média de preços recebidos pelos produtores de todo o país.

A agricultura, este ano, ainda sofre com os efeitos associados ao fenômeno El Niño. No caso da soja, já foram colhidas 55,8% da área plantada e, devido aos impactos climáticos, é esperada a redução de 5,0% na produção devido a quebra na produtividade na maior parte do país. Além disso, os preços seguem em queda, de 18,1%. Ressalte-se que apesar da quebra da safra no Brasil, o preço está sendo pressionado pelas projeções de boa oferta mundial.

Dessa forma, para soja projeta-se uma retração no VBP em 22,2%. No caso do milho 1ª Safra, já foram colhidos 32,9% da área plantada, para milho 2ª Safra, foram semeados 86,2% da área. O milho representa 15,3% do VBP agrícola, e a previsão é de queda de 14,5% na produção em 2024.

O preço da cultura segue baixo, com redução de 2,0%, assim é esperado uma queda de 16,2% no seu VBP. Por outro lado, produtos com menor peso no VBP Agrícola, como arroz, banana, batata, cacau, café robusta, cebola e laranja estão apresentando uma projeção de VBP acima de 30% para 2024, em parte pelo aumento na produção, mas principalmente por causa da alta nos preços. Nesse contexto, o VBP estimado da agricultura é de R$ 786,8 bilhões em 2024, representando redução de 7,0% em relação a 2023.

Fonte: CNA, Valor Bruto da Produção Agropecuária.

 

FONTE

Autor:CNA

Site: CNA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.