A intensificação das culturas agrícolas vem trazendo à tona o “retorno” da problemática trazida por plantas daninhas. Com o surgimento de novas tecnologias e da resistência de culturas agrícolas a determinados herbicidas, o controle de plantas daninhas passou a ficar mais acessível, no entanto, com a pressão de seleção causada pela intensificação do uso de herbicidas de mesmo princípio ativo e pela intensificação dos sistemas de produção, focando em uma cultura em específico, a complexa problemática trazida pelas plantas daninhas tem retornado às lavouras brasileiras.
Além disso, algumas espécies não tradicionais, com elevada habilidade competitiva, têm ganhado espaço nas lavouras brasileiras, como é o caso do caruru, que, embora em seu surgimento tenha sido considerada uma planta daninha quarentenária, hoje já está distribuída em praticamente todo o território nacional, causando perdas de produtividade que, dependendo da espécie, podem ser superiores a 91% em milho, 79% em soja e 77% em algodão (Gazziero & Silva, 2017).
Visando elucidar algumas das principais preocupações dos produtores no tocante ao controle de plantas daninhas, a Sumitomo Chemical realizou ontem um videocast com alguns dos maiores nomes no manejo de plantas daninhas. Apresentado por Gabriel Zeni, Gerente de desenvolvimento de mercado da Sumitomo Chemical, o videocast “Lavoura limpa: Técnicas eficientes para o manejo de plantas daninhas”, contou com a participação do Dr. Fernando Adegas, Pesquisador da Embrapa Soja, de Marcelo Sumiya, Gerente Técnico da COAMO, do Prof. Dr. Rubem Oliveira Junior, Professor da Universidade Estadual de Maringá e de Edson Andrade Junior, pesquisador do Instituto Mato-Grossense do Algodão.
Durante o videocast, foram abordadas algumas das principais plantas daninhas e preocupações dos agricultores. Os participantes também discutiram algumas das principais estratégias adotadas pelos produtores no controle de plantas daninhas, e como aprimorar essas estratégias para maximizar o controle de plantas daninhas no sistema de produção, reduzindo as perdas de produtividade.
Um evento marcado pela troca de conhecimento entre profissionais altamente qualificados, aliando conhecimento técnico e científico, que trouxe importantes contribuições para aumentar a eficiência no controle de plantas daninhas.
Confira o Videocast completo clicando na imagem abaixo:
Inscreva-se agora no canal Sumitomo Chemical Brasil clicando aqui!
Referências:
GAZZIERO, D. L. P.; SILVA, A. F. Caracterização e manejo de Amaranthus palmeri. Embrapa Soja, Documentos, n. 384, 2017. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/159778/1/Doc-384-OL.pdf >, acesso em: 01/08/2024.