InícioDestaqueZona de produção do trigo mostra alto vigor vegetativo, aponta EarthDaily Agro

Zona de produção do trigo mostra alto vigor vegetativo, aponta EarthDaily Agro

O vigor da vegetação (NDVI) das lavouras de trigo na zona de produção que compreende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo está acima da média nas últimas semanas, conforme avaliação da EarthDaily Agro, empresa que monitora as lavouras por satélite. Este tem sido um padrão dos dados dos últimos 30 dias e o desempenho mostra similaridade aos anos 2016, 2020 e 2021, que registraram boa produtividade das lavouras. Juntos, os quatro estados respondem por mais de 90% do trigo no Brasil.

No Paraná, as chuvas têm sido suficientes para o desenvolvimento das lavouras de trigo. O NDVI alto é outro indicador de otimismo quanto ao potencial produtivo no estado. Em Santa Catarina, o cenário também está muito favorável para alta produtividade do trigo. Considerando o balanço hídrico – desde o início de julho -, que analisa a precipitação menos evapotranspiração, há  uma analogia com o ano de 2016, quando a produtividade ficou 31% acima da tendência.

Santa Catarina, Fonte: ErthDaily Agro
Paraná, Fonte: EarthDaily Agro

Já no Rio Grande do Sul, após fortes chuvas nas duas primeiras semanas de julho e a passagem de um ciclone, a seca predomina na segunda quinzena do mês. O NDVI está acima da média no estado, indicando boa produtividade para a safra.

Rio Grande do Sul, Fonte: ErthDaily Agro

São Paulo também apresenta bom vigor da vegetação (NDVI). O balanço hídrico está em patamar superior se comparado aos últimos anos, indicando bom potencial produtivo do trigo para a temporada atual.

São Paulo, Fonte: EarthDaily Agro

No curto prazo, tanto o modelo europeu (ECMWF) quanto o americano (GFS) preveem temperaturas acima da média, afastando risco de geadas no período, além de seca na zona do trigo, com chuvas  80% abaixo da média para os próximos 10 dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa EarthDaily Agro



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares