A produção agrícola não é uma tarefa fácil, inúmeras decisões precisam ser tomadas ao longo da jornada, sendo umas mais importantes que outras, contudo todas de certa forma impactam na produção agrícola. Devo corrigir o solo? Qual cultivar ou variedade devo usar? Qual a melhor rotação de culturas? Estes são apenas alguns questionamentos que o produtor rural enfrenta para produzir, porém, uma dúvida frequente retorna todos os anos aos produtores: Quando semear ou plantar?

Para sanar essa dúvida, em 1996 surge uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão na data de semeadura ou plantio, trata-se do ZARC – Zoneamento Agrícola de Risco Climático. A ferramenta foi desenvolvida pela EMBRAPA, em parceria com outras instituições de pesquisa e baseia-se em estudos de abrangência nacional para quantificar os riscos climáticos envolvidos na condução de uma lavoura.

Mas como funciona na prática?

O ZARC baseia-se na recomendação da época de semeadura ou plantio para cada região e município, permitindo diminuir riscos climáticos tais como estresse hídrico em períodos de maior sensibilidade da cultura, com base em estudos a análise de dados climáticos. Para consultar o serviço basta acessar a página do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Zoneamento abrange mais de 40 espécies entre culturas anuais e perenes.

Para consultar o ZARC é preciso conhecer a cultura desejada, seu ciclo, o tipo de solo, a Unidade Federativa (Estado) e o município. Informações como ciclo da cultivar pode ser encontradas em consulta ao Registro nacional de cultivares – RNC. Já a classificação do tipo de solo tem como base a Instrução Normativa nº 2, de 9 de outubro de 2008.



Mas qual a importância de se realizar a semeadura ou plantio com base no ZARC?

Além de reduzir os riscos climáticos, prevenindo perdas significativas provenientes da época de semeadura, o ZARC também é utilizado por alguns agentes financeiros como ferramenta para a concessão de crédito agrícola, sendo indispensável em alguns casos para a liberação do crédito. Também para o acionamento de seguros agrícolas e/ou programas governamentais como o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, Proagro entre outros.

Dada a importância de aderir ao ZARC, o Governo Federal em parceria com a EMBRAPA facilita o acesso ao zoneamento disponibilizando um aplicativo para tablets e smartphones para consulta do zoneamento climático.

O uso do ZARC é fundamental para garantir a melhor época de semeadura ou plantio, vários estudos foram realizados até chegar as recomendações para cada região, diminuindo riscos de produção e auxiliando o produtor rural.

Confira o aplicativo clicando aqui.

Veja também: Quais são as exigências nutricionais da soja? 

Referências:

GOOGLE PLAY. ZARC – PLANTIO DIRETO. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=embrapa.br.zonamento, acesso em 24/03/2020.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. PORTARIAS. Consulta ao ZARC. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/riscos-seguro/risco-agropecuario/portarias, acesso em 24/03/2020.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. REGISTRO NACIONAL DE CULTIVARES – RNC, Cultivar Web. Disponível em: http://sistemas.agricultura.gov.br/snpc/cultivarweb/cultivares_registradas.php, acesso em 24/03/2020.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA. Instrução Normativa ºn 2, de 9 de outubro de 2008. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/riscos-seguro/risco-agropecuario/documentos/inn2de09.10.2008.pdf, acesso em 24/03/2020.

ZONEAMENTO AGRÍCOLA DE RISCO CLIMÁTICO – ZARC. Embrapa, Soluções Tecnológicas. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/3933/zoneamento-agricola-de-risco-climatico—zarc, acesso em 24/03/2020.

ZONEAMENTO AGRÍCOLA DE RISCO CLIMÁTICO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/cartas-de-servico/politica-agricola/zoneamento-agricola-de-risco-climatico, acesso em 24/03/2020.

ZONEAMENTO AGRÍCOLA DE RISCO CLIMÁTICO: INSTRUMENTO DE GESTÃO DE RISCO UTILIZADO PELO SEGURO AGRÍCOLA DO BRASIL. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Zoneameno_agricola_000fl7v6vox02wyiv80ispcrruh04mek.pdf, acesso em 24/03/2020.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedin

Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.