Acompanhar as precisões de clima e tempo é uma tarefa diária desempenhada por agricultores que auxilia na definição de práticas de manejo e posicionamento de culturas agrícolas. Trazendo informações atualizadas sobre essas previsões, o 13° ClimaCast – RTC abordas as principais previsões e fenômenos meteorológicos previstos para os próximos dias e trimestres.

Com relação as precipitações pluviométricas, o Dr. Paulo Cesar Sentelhas, CTO da Agrymet e professor da ESALQ/USP enfatiza que houve uma grande variação do volume de chuvas no mês de maio no Rio Grande do Sul, fato que influenciou diretamente a disponibilidade hídrica do solo. Com relação a temperaturas, o dados meteorológicos demonstram ter ocorrido eventos de redução da temperatura, entretanto sem alcançar ainda temperaturas que possam causar danos a culturas agrícolas.



Embora a previsão para os próximos dias apresente variações de temperaturas, Sentelhas explica que até o presente momento as previsões não demonstram a ocorrência de temperaturas baixas que possam ocasionar danos a culturas agrícolas, mais especificamente, condições para ocorrência de geadas. Com relação a precipitações pra o Rio Grande do Sul, embora possa haver variação dos volumes, as previsões indicam maior acumulado de chuvas na primeira quinzena de julho, promovendo boa disponibilidade de água no solo.

 Já se tratando de fenômenos climáticos, Sentelhas explique que ainda que haja incerteza para a definição da ocorrência desses fenômenos no próximo sementes, a maior parte dos modelos climáticos indicam uma condição de neutralidade para o próximo trimestre, sendo necessário cautela com previsões a longo prazo pois demonstram elevado grau de incerteza.

Confira abaixo a previsão completa para sua região de cultivo.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.