InícioDestaqueDesempenho de cultivares de trigo

Desempenho de cultivares de trigo

Introdução e Objetivo

A escolha da cultivar é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma lavoura de trigo. Nesse processo, precisam ser considerados aspectos de qualidade tecnológica, sanidade, ciclo, tipo agronômico e, principalmente, o potencial de rendimento de grãos das cultivares nas diversas regiões de adaptação.

Visando avaliar a resposta produtiva de cultivares de trigo em diversos ambientes e dar segurança para assistentes técnicos e produtores rurais na escolha da melhor cultivar, o Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo (EECT) é realizado anualmente pela Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (CBPTT). O EECT é um ensaio cooperativo, tendo a participação de centros de pesquisa, universidades, empresas e cooperativas agrícolas do Sul do Brasil (Biotrigo Genética, CCGL TEC, DDPA/SEAPDR, Embrapa Trigo, Epagri, Fapa, IFRS-Campus Sertão, Limagrain do Brasil, OR Sementes, Setrem, UFRGS e Unijuí).

A Embrapa Trigo em conjunto com o DDPA/SEAPDR tem o compromisso de preparar e distribuir as sementes, reunir e analisar os dados obtidos e elaborar o relatório de resultados. O objetivo deste documento é apresentar os resultados médios de produtividade das cultivares em diversos locais, representativos das Regiões Homogêneas de Adaptação de Cultivares de Trigo (RHACT) do Sul do Brasil.

Metodologia

O EECT 2020 foi composto por 17 experimentos em 13 locais (Coxilha/RS – 2 épocas, Cruz Alta/RS – 2 épocas, Sertão/RS, Vacaria/RS – 2 épocas (2ª época com e sem aplicação de fungicida na parte aérea), Augusto Pestana/RS, Ijuí/RS, São Borja/RS, Três de Maio/RS, Campos Novos/SC, Canoinhas/SC, Chapecó/SC e Guarapuava/PR), onde foram avaliadas 30 cultivares de 7 organizações (Biotrigo, Coodetec, Embrapa, Fundação Pró-Sementes, Limagrain, OR Sementes e Sementes Roos). Os ensaios foram delineados em blocos casualizados com três ou quatro repetições.

As parcelas (unidades experimentais) foram constituídas de 5 linhas de 5 metros, espaçadas em 20 cm entre linhas (5 m²). Os tratos culturais, adubação e épocas de semeadura respeitaram as indicações da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, contidas no livro de informações técnicas para a safra de 2020.

Resultados

A safra de trigo de 2020 foi marcada pela ocorrência de geadas intensas no final do mês de agosto, além de precipitações localizadas de granizo e ventos fortes na primavera, que resultaram em prejuízos na produtividade e perdas de experimentos, especialmente na região noroeste e missões do Rio Grande do Sul. Nessa região mais afetada pelas geadas tardias, foram considerados perdidos os experimentos conduzidos em Augusto Pestana, Ijuí, São Luiz Gonzaga e Três de Maio.

A média geral de produtividade (experimentos válidos) do EECT foi de 5.076 kg/ha com picos de produtividade superiores a 7.400 kg/ha em alguns ensaios. Considerando a média final dos ensaios nos estados do RS, SC e PR as cultivares TBIO Aton, CD 1303, BRS Belajoia e BRS Reponte obtiveram, respectivamente, as maiores médias de produtividade, superando 89 sacas/ha (Tabela 1).

Considerações finais

Os resultados do EECT 2020 serão detalhados na 14ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale 2021. O cuidado experimental do EECT visa possibilitar condições iguais para que as cultivares expressem seu desempenho em um mesmo ambiente de forma a garantir comparações seguras. Além disso, o formato de ensaio em rede com parceiros garante maior idoneidade ao experimento, proporcionando maior confiança ao produtor na escolha da cultivar de trigo para as safras seguintes.



Fonte: Embrapa, DESEMPENHO DE CULTIVARES DE TRIGO, Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo 2020

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares