As sanções de diversos países contra a Rússia e a Belarus, e as trades exportadoras de fertilizante, como a trader Belarusian Potash Company levaram a um forte aumento nos preços mundiais do cloreto de potássio para US$ 600 por tonelada. Eles podem subir ainda mais para US $ 1 mil por tonelada, prevê o serviço de informações e análises do Fertilizer Daily.

“A razão é que Belarus foi proibida de exportar através do porto de Klaipeda e de transportar através da Ucrânia e foi forçada a considerar o fornecimento através da Rússia para vários portos marítimos”, diz Fertilizer Daily.

Ao mesmo tempo, espera-se que o preço dos fertilizantes nitrogenados aumente devido a  operação militar iniciada pela Rússia na Ucrânia. O conflito já levou à suspensão do trânsito de amônia da Rússia para a fábrica do porto de Odessa para posterior transbordo para navios marítimos. A Rússia responde por aproximadamente 20% do fertilizante utilizado no Brasil.

Brasil:

O governo Brasileiro recebeu um aviso ontem, (01.03.22) que não conseguirá mais comprar fertilizantes de Belarus, pais que fornece aproximadamente 3% do fertilizante utilizado no agronegócio Brasileiro.

Segundo o portal g1, a interrupção aconteceu devido ao fechamento da fronteira do país com a Lituânia. A opção é incrementar as compras de países como Canadá e Irã.

Além disso, Belarus vem sofrendo sanções econômicas de diferentes países devido ao apoio fornecido a Rússia no conflito com a Ucrânia.

Fontes: G1 e PortalFertilizer Daily

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.