De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas irregulares no Brasil ainda estão aquém do ideal para o plantio da nova safra de soja. Na faixa central do país, segundo o agrometerologista Marco Antonio dos Santos, o tempo deverá seguir aberto nos próximos 10 dias. “O fato da La Niña estar ganhando força acaba deixando as chuvas mais irregulares na faixa central do Brasil”, alerta.
No Centro-Sul do Brasil, por outro lado, após as chuvas dos últimos dias, o tempo fica firme até amanhã, quando uma nova frente fria ingressa no país. Santos alerta que as precipitações devem ganhar intensidade a partir de amanhã no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e no Paraguai.
Paraguai
A meteorologista Ludmila Camparotto sinaliza que a semana inicia com tempo aberto no Paraguai, embora as chuvas devam retornar amanhã ao país.
Ela informa que as regiões sul e central do Paraguai podem ter chuvas mais abrangentes na terça-feira e na quarta-feira, enquanto nas áreas de fronteira com o sul de Mato Grosso do Sul e na região do Chaco as precipitações devem ser mais irregulares. “As instabilidades devem seguir atuando no Paraguai na quinta-feira e na sexta-feira, podendo provocar chuvas”, alerta.
No final de semana, o tempo deve voltar a abrir no Paraguai, embora na próxima segunda-feira (6), já esteja previsto o retorno das chuvas.
Ludmila acrescenta que o Paraguai, de modo geral, deve ter chuvas frequentes ao longo de outubro.
Fonte: Arno Baasch / Safras News