No PR, com mais de 90% da safra colhida, a maior parte das lavouras foi classificada como boa, enquanto o restante apresenta condição regular. Chuvas e granizo ocorridos recentemente podem ter causado perdas pontuais de qualidade e debulha em algumas lavouras.
No RS, as chuvas interromperam temporariamente a colheita, mas o retorno do tempo estável, com ventos, favoreceu a secagem da palha e o avanço das operações. Houve o início da colheita nas regiões de semeadura mais tardia. O atraso em relação à safra passada decorre do plantio tardio e das baixas temperaturas registradas ao longo do ciclo. Apesar da variabilidade regional, a qualidade geral da safra é considerada satisfatória.
Em SC, o avanço da colheita foi prejudicado pelo excesso de chuvas, especialmente, no Planalto Norte, onde temporais, ventos fortes e granizo causaram acamamento e danos às lavouras. Doenças como oídio, ferrugem e giberela reduziram a qualidade do produto. No Meio-Oeste, o excesso de chuvas intensificou o ataque de fungos e comprometeu grãos já maduros. Em algumas áreas, ventos fortes provocaram acamamento. isolados de brusone e giberela.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 17 de novembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab






