A demanda internacional por arroz em casca tem apresentado crescimento, especialmente em países da América Latina, o que ressalta a qualidade e a conformidade fitossanitária do arroz brasileiro. A América Central figura como o principal destino. Conforme a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) a expansão das exportações gera empregos e renda no setor agrícola, beneficiando as regiões produtoras, como o Rio Grande do Sul, e auxiliando na gestão do excedente de estoques, o que contribui para a sustentação dos preços.
O presidente da entidade, Denis Dias Nunes, destaca que o estado é o maior produtor do Brasil, responsável por 70% da produção nacional. “Contudo, o setor enfrenta desafios como a volatilidade dos preços, os custos logísticos e as questões estruturais, demandando um foco contínuo em inovação, sustentabilidade e na abertura de novos mercados”, avalia. Ele complementa dizendo que “o êxito nas exportações reafirma o potencial do agronegócio brasileiro e sua relevância para a segurança alimentar global”.
Para exportar, contudo, o produtor precisa estar atento a alguns fatores. O diretor Técnico de Mercado, Política Agrícola e Armazenagem da Federarroz, Juandres Hörbe Antunes, indica que o primeiro passo é procurar uma corretora de confiança, empresas sólidas que já trabalhem há bastante tempo no setor para ter credibilidade na hora da exportação.
O segundo ponto de destaque, conforme Antunes, é entender os parâmetros de qualidade que se precisa atingir para as exportações. Ele pontua que o mercado exige mais de 56% de grãos inteiros e no máximo 2% de impureza. “Algumas vezes depende um pouquinho de tolerância, mas a gente tem que sempre tentar colocar nesse padrão de qualidade, até porque nós somos remunerados muitas vezes fora daqui, ou seja, o nosso comprador quer o nosso produto porque ele realmente tem muita qualidade, então, ele é 56% acima de inteiros, ele tem menos de 2% de impureza, ele segue alguns outros critérios de descascado, manchado, picado, que, sinceramente, vem nos contratos e são amplamente explicados pelos corretores”, explica. Além disso, é preciso manter os 13 pontos de umidade, pois se trata de parâmetro de grande importância.
O diretor também destaca que é muito importante entender que a exportação tem um “timing” de entrega, ou seja, os contratos têm tempo para serem entregues, e eles também têm um outro tempo de pagamento. “A maior parte das empresas utilizam os cinco dias úteis, mas tem algumas que utilizam 72 horas após descarregar, mas isso é importante também, conversar bem com o corretor, ver bem o contrato, para que não haja surpresas, para programar o seu fluxo de caixa”, recomenda. Os contratos de exportação diferem dos efetuados com a indústria local onde, algumas vezes, o caminhão saiu da propriedade e a indústria já está pagando.
As informações são da Federarroz.
Fonte: Rodrigo Ramos / Agência Safras News




