A semana apresentou clima chuvoso e úmido, não dando condições para o início do plantio nas regiões da Fronteira Noroeste e Missões, onde se aguarda clima seco para iniciar a implantação da safra. Assim, se o tempo firmar e a umidade do solo permitir, deverá ser iniciado o plantio de trigo da safra 2019 nessas regiões.
Continua a busca de crédito para custeio das lavouras junto aos agentes financeiros, com encaminhamento de documentos (atualização da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP) e a coleta das amostras de solo para análise. Recursos de custeio para compra de insumos para as lavouras de trigo foram liberados para alguns produtores.
A alta umidade também impossibilitou o manejo químico das áreas destinadas ao cultivo da cultura, o que pode dificultar a semeadura no início do período recomendado, impactando assim na diminuição do escalonamento do plantio. Nas regiões do Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, a queda no preço da soja pode impulsionar o planejamento de aumento de área de plantio.
Mercado (saca de 60 quilos)
Conforme o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar, o preço do trigo ém média R$ 40,98/sc. no Rio Grande do Sul, leve queda em relação à semana anterior. O preço para o produto disponível em Cruz Alta é de R$ 46,00/sc. de 60 quilos.
Fonte Emater RS