Por Vince Peterson, Presidente da USWheat Association

Mais uma vez, e desta vez tragicamente, a intervenção russa é a fonte subjacente da dramática volatilidade global dos preços do trigo. “…Estamos monitorando de perto os preços dos bens sociais mais essenciais, como alimentos, incluindo pão”, disse o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, nesta semana sobre sua oferta doméstica de trigo. “O grão russo está em boa demanda no exterior e seu preço está aumentando. Dito isso, é preciso fornecer as matérias-primas necessárias, antes de tudo, para a indústria de panificação nacional.”

Protecionismo consistente

O primeiro-ministro fez esse comentário com referência específica à hiper reação dos preços globais do trigo à invasão da Ucrânia pela Rússia e aos impactos imediatos das sanções econômicas generalizadas impostas à Rússia em resposta. No entanto, destaca os principais inquilinos das políticas protecionistas e pesadas de oferta de trigo e controle de preços da Rússia. A intervenção russa tem estado na frente e no centro desde que o país entrou pela primeira vez no comércio global de exportação de trigo.

Qualquer pessoa que não acredite na palavra do Primeiro-Ministro a este respeito prepara-se para uma lição muito decepcionante e dispendiosa. Defender os suprimentos domésticos russos e manter os preços domésticos baixos, retendo os suprimentos do mundo, sempre será a principal arma da política do trigo. E eles a implantam sem levar em conta os danos e despesas que ela cria para qualquer um.

Ressaltando esse ponto, o Ministério da Economia da Rússia confirmou em 11 de março de 2022 que está proibindo as exportações de trigo até 31 de agosto de 2022 para seus colegas estados membros da União Econômica da Eurásia, incluindo seu parceiro de invasão da Ucrânia, Bielorrússia, junto com a Armênia. , Cazaquistão e Quirguistão.

Cada espiga revela a intervenção russa

Em seis situações documentadas desde 2007, quando o mercado global de trigo mostrou algum sinal de estresse, o governo da Rússia interveio para impor uma proibição de exportação, imposto de exportação ou cota de exportação para isolar seu mercado doméstico. Essas ações limitaram intencionalmente o acesso dos importadores mundiais de
trigo aos suprimentos russos de trigo. Essa intervenção russa ampliou ainda mais qualquer escassez de oferta e acelerou o aumento dos preços do trigo.

Duas vezes nesse período, a agressão militar russa contra a Ucrânia fez com que os preços mundiais do trigo subissem drasticamente. O mundo está se recuperando visceral e economicamente do choque dessa situação agora. O gráfico mostra a correlação entre os picos de preços futuros de HRW e a intervenção russa. Correlações. A intervenção russa está associada ao aumento dos preços futuros do trigo de inverno vermelho duro. Os fatores incluem restrições de exportação, impostos e, infelizmente, duas invasões de sua nação soberana, a vizinha Ucrânia.

Incerteza desenfreada

A pandemia do COVID-19 elevou a maré da inflação global interrompendo as cadeias de suprimentos globais. Agora, a guerra da Rússia contra a Ucrânia bloqueou quase 30% da oferta esperada de exportação de trigo de governos e pessoas que mais dependem dela. A incerteza corre solta. E é quase impossível saber como essa guerra será conduzida. Quanto tempo persistirá? Qual será a situação física e econômica da Ucrânia e da Rússia no final? Analistas de mercado em todos os lugares estão tentando avaliar as muitas implicações desta última intervenção russa. Quem será mais severamente impactado? Qual será a magnitude da escassez criada na cadeia global de fornecimento de trigo? E como os suprimentos restantes do mundo serão distribuídos, precificados e realocados para os países mais severamente afetados?

Volatilidade Extrema

A extrema volatilidade do preço do trigo observada nas últimas duas semanas é testemunha dessa incerteza. Esses altos preços e volatilidade criam desafios para os compradores de trigo do mundo, agricultores e comerciantes de grãos, que também devem usar o mercado de futuros para gerenciar o risco de preços. É importante observar que o mercado de trigo dos EUA permanece totalmente aberto a importadores e usuários em todos os lugares. Os confiáveis produtores de trigo dos EUA e nosso confiável sistema de exportação estão na brecha. Eles estão prontos e aptos a fornecer trigo para o mundo tão amplamente quanto nossos próprios suprimentos, e a capacidade logística pode acomodar.

Suprimentos disponíveis

Além da inflação do preço do trigo atribuída à intervenção russa, os preços do trigo nos EUA refletem que a seca do ano passado nas planícies do norte e no noroeste do Pacífico limitou a oferta atual dos EUA. No entanto, as expectativas e cálculos originais de exportação deste ano não incluem todos os suprimentos disponíveis nos EUA. E os produtores de trigo colherão uma nova safra a partir de junho.

A U.S. Wheat Associates (USW) também cria valor adicional para o trigo dos EUA por meio dos serviços que oferece a seus clientes. Enquanto navegam nessa situação extrema de mercado para garantir o trigo necessário para alimentar as pessoas em todo o mundo, a USW permanece pronta para fornecer qualquer informação, ferramentas e assistência dentro de nossos meios que possam ser úteis.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.