A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) acompanha com atenção o recente anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos sobre o aumento das tarifas para a importação de produtos brasileiros. Embora o mercado estadunidense não seja destino da pluma de algodão brasileira, a medida gera apreensão quanto aos possíveis desdobramentos econômicos e comerciais no setor.

O mercado global do algodão é altamente sensível a fatores climáticos, econômicos e políticos. Nesse cenário, qualquer mudança no fluxo de comércio internacional tende a provocar repercussões amplas e complexas.

A indústria têxtil brasileira é o mercado mais importante para o algodão nacional. Os Estados Unidos estão entre os maiores clientes dessa indústria, o que indica que os efeitos das novas tarifas poderão alterar dinâmicas da cadeia produtiva do algodão no Brasil.

Diante desse contexto, a Abrapa reforça seu compromisso com regras de mercado claras, estáveis e justas, e com a defesa dos interesses dos produtores brasileiros de algodão. Recomendamos que o governo brasileiro busque as vias da diplomacia para ampliar o diálogo institucional, revertendo as recentes medidas do governo dos Estados Unidos e mitigando impactos adversos ao setor produtivo brasileiro.

Fonte: Abrapa



 

FONTE

Autor:ABRAPA

Site: Abrapa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.