Resumo

A buva (Conyza spp.) é uma importante planta daninha amplamente distribuída pelo mundo e principalmente após a identificação de biótipos apresentando resistência a herbicidas intensificaram-se as buscas de estratégias para seu controle.


Autores deste trabalho: Luisa Carolina Baccin¹, Alfredo Júnior Paiola Albrecht², Lucas da Silva Araújo¹, André Felipe Moreira Silva¹, Lucas Andrade Porto Campos¹, Ricardo Victoria Filho¹


Objetivou-se testar a ação de reguladores de crescimento vegetal sobre o desenvolvimento de biótipos de Conyza spp.

Três experimentos foram conduzidos em casa de vegetação no Departamento de Produção Vegetal da ESALQ/USP. O primeiro, utilizando regulador de crescimento Cloreto de Mepiquate nas doses: 0, 100, 200, 400 e 800 g i.a/ha.

Outro experimento utilizou trinexapaque-etílico nas doses: 0, 300, 600, 1.200 e 2.400 g i.a./ha. Por fim, o terceiro experimento foi conduzido utilizando etefom nas doses: 0, 1.440, 2.880, 5.760 e 11.520 g i.a./ha.

Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado e 4 repetições. A aplicação realizada quando os biótipos apresentavam 4 pares de folhas desenvolvidas.

Foi atribuída uma nota de controle visual aos 3, 7, 14, 21 e 28 dias após a aplicação e coleta da matéria seca da parte aérea na última avaliação.

Os dados foram submetidos à análise de variância e quando significativo aplicada a análise de regressão para as doses.

Não foram observados sintomas de injúria nos biótipos tratados com cloreto de mepiquate e trinexapaque etílico e não houve diferença entre as doses para acúmulo de matéria seca das plantas em ambos experimentos.

O controle dos biótipos de buva submetidos a aplicação de etefom teve aumento linear com o aumento da dose do produto aos 28 DAA, tendo um controle máximo de 70,6% na dose de 11.520 g i.a./ha.

Para acúmulo de matéria seca foi observada redução linear com o aumento da dose do produto, com redução de 55% de matéria seca na maior dose utilizada.

Conclusão: Pode-se afirmar que o regulador de crescimento vegetal a base de etileno (etefom) apresenta efeito de controle similar a produtos de contato e que sua aplicação na maior dose testada apresentou redução no acúmulo de massa seca.

Palavras-chave: regulador de crescimento, buva, resistência, controle.

Sobre os autores: ¹Universidade de São Paulo – USP, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, Piracicaba, SP,  luisabaccin@usp.br; ²Universidade Federal do Paraná – UFPR, Setor Palotina, Palotina, PR.

O trabalho foi publicado nos Anais do Congresso Brasileiro de Fitossanidade, para acessar, clique aqui. 



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.