Apesar do clima desafiador da última safra de soja, que causou o alongamento de ciclo, existe a expectativa do Brasil alcançar 153,6 milhões de toneladas na safra 22/23 (na safra 21/22 foram 125,6 milhões de toneladas). Para continuar ou até elevar esse desempenho, o agricultor, agora, precisa planejar o plantio da próxima safra. Esse momento é fundamental para que a safra seguinte alcance altos índices de produtividade, tenha os riscos reduzidos e permita uma otimização de tempo e de recursos.
Nesse sentido, o maior ativo que os produtores podem ter é informação. Conhecer as cultivares indicadas para a sua região é um passo fundamental, assim como o melhor posicionamento para cada uma delas para aproveitar o potencial genético.
Esse cenário, em que é possível escolher o melhor mix de cultivares para a safra 23/24, é possível ter com o PlantUP e de forma gratuita. PlantUP é uma plataforma digital com mais de 19 milhões de hectares cadastrados, e mais de 2.700 agricultores de 560 municípios do Brasil. Com PlantUP, é possível comparar os resultados do agricultor com o da região e conferir em qual posição ele se encontra, de forma anônima, em um ranking de produtividade.
“O PlantUP é a plataforma de informações agrícolas que auxilia o agricultor na tomada de decisões para aumento da produtividade, sem custos. Com ele, o agricultor identifica os cultivares de soja, milho e algodão mais produtivos em sua região. Além disso, consegue verificar qual a melhor época de plantio de cada cultivar e qual a população de plantas que apresenta a maior tendência de produtividade”, afirma Marcus Mastelaro, Gerente de Produtos do PlantUP.
O PlantUP surgiu para auxiliar o agricultor na tomada de decisão, isso porque anualmente são lançadas, somente no Brasil, cerca de 150 cultivares de soja e 350 de milho, por exemplo. As informações do PlantUP são confiáveis e seguras, apresentadas de forma prática para aumentar a competitividade.
A plataforma é simples e clara, sem a necessidade de programadores, servidores ou qualquer parametrizador. Nesse ambiente, o agricultor conta com um histórico de produtividade da sua propriedade com acesso a informações da sua região. A plataforma conta ainda com uma equipe que pode auxiliar o agricultor nas análises.
Todo e qualquer agricultor de soja, milho e algodão podem ter acesso à plataforma PlantUP pelo site meuplantup.com, independentemente do tamanho da propriedade ou do nível de tecnologia aplicada. Basta se cadastrar e lançar seus resultados de safra para ter acesso às informações da sua região. A plataforma conta com um aplicativo para facilitar o input dos resultados de safra que pode ser baixado pela App Store ou pelo Google Play.
Sobre o Grupo ATTO
Com sede em Rondonópolis (MT), o Grupo ATTO é a holding proprietária da ATTO Sementes – antiga Sementes Adriana, líder na produção de sementes de soja no Brasil com 41 anos de história na agricultura nacional. O fundador do grupo, Odílio Balbinotti, chegou em Mato Grosso em 1980 e, mesmo com os desafios da época, conseguiu produzir sementes de qualidade para uma então nova fronteira agrícola, no município de Alto Garças. Desde 2003 a empresa é presidida por Odilio Balbinotti Filho e, além da semente de soja, passou a produzir sementes de milheto, crotalária, azevém e brachiaria, que plantam 2,0 milhões de hectares no Brasil e mais oito países. Em setembro de 2019, o Grupo lançou a plataforma PlantUP, que vem contribuir com a tomada de decisão do agricultor, alinhada com o propósito de elevar sua competitividade sem o aumento de custos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Atto