Em meio a condições climáticas adversas, onde “grande parte do país vem sofrendo com chuvas abaixo do normal” e contrariando previsões, o Dr. Paulo Cesar Sentelhas, CTO da Agrymet e Professor da ESALQ/USP, traz boas notícias com relação a previsões de tempo, especialmente para o Rio Grande do Sul. Durante o ClimaCast – RTC, Sentelhas explica haver uma reviravolta nas previsões de tempo, principalmente no volume e intensidade de chuvas previstas para os próximos 30 dias para o Rio Grande do Sul.

Em um primeiro momento, previsões anteriores do Climacast – RTC, tinham-se previsto um baixo volume de chuvas para o Rio Grande do Sul, principalmente em resposta as condições de La niña. Contudo, Sentelhas explica que embora haja condições de La niña, tem-se notado um aquecimento do Atlântico Sul, o que pode impactar principalmente o volume de chuvas no Rio Grande do Sul, alterando características do La niña.

Conforme destacado pelo Dr. Paulo Cesar Sentelhas, as previsões de tempo para os próximos 30 dias apontam para um aumento do volume precipitado em relação a previsões anteriores. Em função da previsão de chuva que vem se observando para diferentes locais do RS, a disponibilidade de água no solo até o final desse mês deve melhorar bastante”, passando por uma leve estiagem em janeiro, seguida por um bom volume de chuvas próximo aos 15 dias de janeiro, possibilitando aumento da disponibilidade de água para as plantas.



Com relação a produtividade de soja, Sentelhas explica que caso se concretizem as previsões de tempo para os próximos dias, há uma boa probabilidade de que se alcance a produtividade média do estado. A estimativa é que as regiões Nordeste; Noroeste-Centro; Planalto e Centro Sul atinjam produtividades médias de aproximadamente 53; 55; 55 e 51 sacas.ha-1 respectivamente, seguidas por uma aumento percentual de produtividade respectivo de 21; 48; 53 e 51% em comparação a safra anterior.

Figura 1. Estimativa de produtividade de soja safra 2020/2021 para diferentes regiões de cultivo do RS.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa – RTC

Caso concretizadas as previsões, condições favoráveis do ponto de vista de disponibilidade de água para o desenvolvimento de plantas no RS podem ser esperadas para a maior parte das regiões de cultivo, possibilitando um bom crescimento e desenvolvimento de plantas, refletindo em boas produtividades quando manejadas de forma adequada.

Veja: Atraso na semeadura, o que fazer?

Veja abaixo as contribuições do Dr. Paulo Cesar Sentelhas e confira as previsões de tempo para os próximos 30 dias para sua região de cultivo.


Inscreva-se agora no Canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.