A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) marcou presença na Abertura Nacional do Plantio de Soja da Safra 2025/2026, realizada nesta sexta-feira (03.10) em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, dentro da programação do Projeto Soja Brasil, uma iniciativa da Aprosoja Brasil em parceria com o Canal Rural. O evento, sediado na Fazenda Recanto, reuniu produtores, lideranças e entidades representativas do setor e foi organizado localmente pela Aprosoja MS e pelo Sindicato Rural de Sidrolândia.

Já na última quinta-feira, o vice-presidente da Aprosoja MT participou da Assembleia Extraordinária da Aprosoja Brasil, encontro que reuniu lideranças estaduais para alinhar pautas estratégicas e fortalecer a atuação conjunta do setor.

Tradicionalmente presente nas aberturas de plantio e colheita em todo o país, a Aprosoja MT reforça sua participação como espaço de integração e troca de experiências entre estados produtores. O vice-presidente da entidade, Luiz Pedro Bier, destacou que o encontro permite alinhar expectativas, compartilhar soluções e fortalecer o setor.

“É tradição da Aprosoja MT participar tanto da abertura do plantio quanto da colheita. O importante é a interação com os produtores de outros estados. Aqui também tivemos reunião da Aprosoja Brasil, o que nos permite compartilhar informações, identificar problemas semelhantes e buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados no campo”, afirmou.

O evento ainda contou com dois painéis de debate que trouxeram temas estratégicos para o futuro do agronegócio. O primeiro, “Biocombustíveis – Economia Verde e Oportunidades para o Produtor”, destacou o papel do setor agrícola no fortalecimento da matriz energética brasileira e as perspectivas de novos mercados a partir da produção de soja, especialmente no fornecimento para biodiesel.

Já o segundo painel, “Caminhos para Solução dos Gargalos do Agro”, promoveu uma discussão com a senadora Tereza Cristina sobre os principais desafios enfrentados pelos produtores em todo o país, como infraestrutura logística, custos de produção, acesso ao crédito e políticas públicas voltadas ao campo. Foram apresentadas propostas e experiências que podem contribuir para reduzir entraves e melhorar a eficiência da cadeia produtiva.

Ao projetar a nova safra, Bier ressaltou o momento desafiador da agricultura mato-grossense e brasileira, marcado por custos elevados. Mesmo diante desse cenário, o vice-presidente se mostrou confiante.

“Estamos diante de uma safra com custos altos, em um momento difícil. Mas, nossa expectativa é que a produtividade continue sendo positiva e que os preços possam colaborar ao longo do caminho, ajudando a trazer equilíbrio para o produtor”, finalizou Luiz Pedro Bier.

Fonte: Fernanda Trindade/Aprosoja MT



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.