Embora os lotes implantados de trigo mantenham uma condição de normal a excelente em 92,5% dos casos, a falta de chuvas registradas nas últimas semanas na Argentina começa a impactar o desempenho regular do cereal. Por outro lado, as baixas temperaturas em grandes sectores da região do Pampa estão atrasando o crescimento e o desenvolvimento da Cultura.

Ao mesmo tempo, no norte do país, que iniciou a safra com altos níveis de umidade, se registram aumentos na incidência de enfermidades foliares em estágios de desenvolvimento cada vez mais próximos aos reprodutivos.

No norte da área agrícola, a chegada das plantas na fase de espigamento é acompanhada por uma boa disponibilidade de água em mais de 85% dos casos. No entanto, a incidência de doenças fúngicas causou uma diminuição na condição da cultura.

Por outro lado, em direção ao centro da região, mais precisamente nas regiões do Sul de Córdoba e núcleo Sul, lotes que passam pela fase de perfilhamento registram deficiências de água e isso poderia comprometer a produtividade potencial para a colheita. Finalmente, ao sul da região agrícola, a cultura registra boa sanidade, devido à baixa temperaturas e uma diminuição acentuada da umidade ambiental.



No entanto, ambos os fatores também causam um atraso anual no desenvolvimento das culturas, cerca de 16% a 21 % menos área em estágios de perfilhamento, comparado à data similar do ano passado.

Fonte: T&F Agroeconômica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.