A cultura está em fase inicial de semeadura. Porém, a operação só progrediu significativamente a Oeste do Estado, aproveitando-se de períodos secos, intercalados por chuvas de intensidade moderada e temperaturas elevadas. Nas regiões Sul, Campanha, Centro e Metropolitana, as chuvas, ocorridas entre 23 e 26/09, em acumulados significativos, interromperam tanto as atividades de preparo quanto o andamento das primeiras semeaduras.
O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta área de 948.356 hectares cultivados. A Emater/RS-Ascar estima produtividade de 8.478 kg/ha.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, os produtores aproveitaram as temperaturas elevadas e o tempo seco para avançar rapidamente a semeadura até 26/09, quando as chuvas provocaram a paralisação das atividades. De forma geral, os volumes de precipitação foram adequados para garantir boa germinação e emergência das plantas, com exceção de algumas localidades em São Gabriel, onde os volumes atingiram até 200 mm, causando danos em áreas previamente niveladas e entaipadas.
Em Maçambará, 30% dos 20 mil hectares previstos foram semeados. O aumento no preço do arroz foi considerado excelente pelos rizicultores em Uruguaiana e Barra do Quaraí, que, em sua maioria, ainda mantêm estoques em suas propriedades. Na Campanha, apenas algumas centenas de hectares foram plantados, até o momento, devido às elevadas condições de umidade do solo durante o mês de setembro. Em Dom Pedrito, as chuvas contínuas entre 23 e 26/09 causaram danos especialmente nas taipas e nos canais que estavam prontos para o início do plantio, além de afetar estradas internas e bueiros, que necessitarão de reparos em decorrência do impacto dos alagamentos e da força das águas.
Na de Pelotas, as atividades de implantação foram interrompidas em função da continuidade das precipitações. As lavouras apresentam acúmulo de água, impedindo qualquer operação. O Rio Jaguarão e a Lagoa Mirim registraram elevações em seus níveis e provocaram o alagamento de algumas lavouras próximas. A Barragem do Chasqueiro apresenta nível de água de 42,68 metros, correspondendo a 110,8% de sua capacidade de armazenamento.
Na de Santa Maria, as primeiras lavouras foram estabelecidas nos municípios de Cachoeira do Sul e São Vicente do Sul. Contudo, no período, as atividades de plantio foram interrompidas devido às chuvas, mantendo em 2% a área semeada.
Na de Santa Rosa, a recorrência de chuvas mantém as atividades nas lavouras suspensas. Os produtores esperam implantar o cultivo ainda no início da segunda quinzena de outubro, visando maximizar a insolação durante o período de floração e o enchimento de grãos, que ocorre entre janeiro e fevereiro.
Na de Soledade, as precipitações inundaram várzeas e interromperam as operações de preparo do solo. Embora a semeadura de arroz pré-germinado tenha começado, os avanços no período foram limitados, e a área semeada atingiu apenas 2%.
Comercialização (saca de 60 quilos)
O valor médio, de acordo com o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar no Estado, aumentou 0,84%, quando comparado ao anterior, passando de R$ 115,00 para R$ 115,97.
Confira o Informativo Conjuntural n° 1835 Emater/RS completo, clicando aqui!
Fonte: Emater RS